O piloto português de MotoGP Miguel Oliveira da equipa Pramac Racing Yamaha 2025. Copyright ©2025 Yamaha Motor Racing Srl
O piloto português de MotoGP Miguel Oliveira da equipa Pramac Racing Yamaha 2025. Copyright ©2025 Yamaha Motor Racing Srl

Yamaha apresenta oficialmente o primeiro motor V4 para MotoGP

Marca japonesa irá estrear a unidade já no próximo Grande Prémio

A fabricante japonesa Yamaha apresentou oficialmente o seu primeiro motor V4 para MotoGP, que fará a sua estreia em competição no Grande Prémio de San Marino, no próximo fim de semana.

Em Misano, o protótipo será entregue ao piloto de testes da Yamaha, Augusto Fernández, que participará como wildcard. Os quatro pilotos titulares da marca de Iwata – os pilotos de fábrica Fabio Quartararo e Alex Rins, bem como os satélites da Pramac, Jack Miller e Miguel Oliveira – utilizarão a moto convencional com motor de cilindros em linha.

Como é sabido, a Yamaha é o único fabricante que ainda utiliza um motor deste tipo, uma vez que a Aprilia, Ducati, KTM e Honda já usam motores em V. Isto confere à Yamaha uma potência significativamente inferior, o que afeta as acelerações nas curvas lentas e nas longas retas, onde os pilotos são frequentemente impotentes contra os seus adversários.

Por esta razão, o trabalho no motor em V começou em Iwata no verão passado, com o seu desenvolvimento a ser confiado principalmente a Fernández e Andrea Dovizioso. No início da semana, Quartararo e Rins também testaram esta nova máquina durante um teste privado em Montmeló, e agora a moto fará a sua estreia em competição com Fernández.

Esta moto será novamente testada por Quartararo, Rins e Miller durante o teste oficial que terá lugar em Misano na segunda-feira. A Yamaha ainda não comentou se algum deles a utilizará em condições de corrida antes do final de 2025, ou não.