Xavi: «Os jogadores já não tinham a mesma atitude, respeito e esforço»
Xavi Hernández abordou a sua passagem como treinador do Barcelona numa conferência sobre liderança na Universidade ESIC.
O treinador de 45 anos fez uma autocrítica relativamente ao momento em que permitiu que a fasquia de exigência do clube baixasse novamente.
«O clube vinha de um período em que não havia muitas exigências», começou por dizer antes de defender que isso mudou quando chegou ao cargo de treinador principal do clube em novembro de 2021.
Mas, segundo o próprio, o erro foi não ter mantido esse nível de exigência, depois de vencer o campeonato espanhol em 2023: «O meu erro foi manter esses padrões elevados apenas desde que cheguei até ganharmos a LaLiga e a Supertaça Espanhola.»
Xavi diz que, desde que baixou o nível de exigência, os jogadores «já não tinham a mesma atitude, o mesmo respeito, o mesmo esforço». «Os padrões foram baixando cada vez mais, ao ponto de, na minha última temporada, não termos ganho nada», acrescentou.
Contudo, o antigo jogador com mais de mil jogos nas pernas entre Barcelona, Al-Sadd e a seleção de Espanha diz ter aprendido com a experiência e que teve de ser «muito autocrítico» para superar o desfecho.
Neste momento, Xavi não está ligado a nenhum clube há mais de um ano e continua a observar possíveis hipóteses futuras.