Ejike Opara, novo reforço dos vimaranenses
Ejike Opara, novo reforço dos vimaranenses - Foto: IMAGO

Vitória de Guimarães: novo avançado chega da sérvia

Ponta de lança Ejike Opara é reforço já para janeiro e assina por quatro épocas

A pouco menos de duas semanas para a abertura do mercado de inverno, já é conhecido o primeiro reforço do Vitória de Guimarães: Ejike Opara.

O avançado nigeriano de 20 anos aterra na cidade-berço oriundo dos sérvios do Novi Pazar e, ao que A BOLA conseguiu apurar, vai assinar por quatro temporadas. Além disso, os conquistadores ficam com 90% do passe do ponta de lança por uma verba que anda por volta dos 800 mil euros.

Cresce, assim, o leque de opções de Luís Pinto para o centro do ataque, com Ejike Opara a chegar para fazer concorrência direta a Nélson Oliveira e Alioune Ndoye. Neste momento, o outro ponta de lança do plantel, Gustavo Silva, está lesionado e perspetiva-se que o seu regresso não esteja para breve. Há ainda Oumar Camara que, apesar de ser um extremo de origem, tem sido lançado a 9 e deixado bons indicadores (marcou em três dos últimos quatro jogos do campeonato).

A chegada do novo avançado nigeriano poderá também ser um prenúncio de uma eventual saída de algum jogador da posição no próximo mercado de transferências.

Ejike Opara chegou ao Novi Pazar em 2023, ainda em idade de júnior, proveniente do Real Sapphire da Nigéria. Depois uma época a ganhar andamento nos sub-19 do clube sérvio, o avançado atuou, nas últimas duas épocas, na equipa principal, onde apontou sete golos em 45 jogos - três dos quais nas 15 partidas realizadas esta temporada.

O avançado de 1,84 m entrou com o pé direito (logo o seu mais forte) em 2025/26, tendo marcado todos os golos que leva, até então, nas seis primeiras partidas. Ainda assim, não fatura desde agosto, há nove jogos (cinco dos quais foi titular).

Castillo de regresso

Juan Castillo - ausente do último jogo frente ao Aves SAD (derrota por 0-1 na Taça de Portugal) devido a uma síndrome gripal - deverá voltar a assumir as redes vimaranenses no confronto de segunda-feira (20h45) contra o Sporting.

O guardião colombiano agarrou a titularidade à quinta jornada e não mais a perdeu em jogos do campeonato, tendo sido também o titular dos conquistadores na vitória (3-1) na Taça da Liga frente ao FC Porto, no Estádio do Dragão. Em sentido inverso, Charles - que até começou a época no onze, mas que, de resto, só voltou a ser escolhido nos jogos da Taça de Portugal - deverá regressar ao banco.

A partida contra o Sporting é a última de 2025 no D. Afonso Henriques. Curiosamente, também foram os leões a estrear o palco no presente ano, num épico 4-4 a 3 de janeiro. Esse jogo marcou o regresso de Rui Borges a Guimarães poucos dias depois da sua saída dos conquistadores para os verdes e brancos.