Steven Van De Velde
Steven Van De Velde

Visto para jogar no Mundial negado a neerlandês condenado por abuso sexual de menor

Steven van de Velde foi impedido de entrar na Austrália para a disputa do Mundial de voleibol de praia, em Adelaide

Steve van de Velde viu, esta terça-feira, o Governo australiano negar-lhe o visto para entrar no país e poder jogar o Mundial de voleibol de praia, que vai decorrer em Adelaide, entre 14 e 23 de novembro. Em causa está a condenação do atleta, em 2016, por abuso sexual de uma menor, em Inglaterra, tendo cumprido um ano de prisão efetiva, em 2016, depois de ter sido extradito para o Reino Unido. Depois de 12 meses detido, voltou a jogar e recomeçou a carreira profissional, defendendo a seleção dos Países Baixos em inúmeros torneios.

Em 2014, Steven van de Velde, à época com 19 anos, voou de Amesterdão até Milton Keynes, no Reino Unido, para conhecer uma estudante de 12 anos, que tinha conhecido nas redes sociais. Embora estivesse ciente de que a vítima era virgem e menor de idade, forçou-a a ter relações sexuais e o crime foi descoberto depois que de a jovem ter ido a uma clínica médica para, sob indicação do próprio jogador, tomar uma pílula do dia seguinte.

O caso ganhou enorme repercussão mediática e nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, foi muito assobiado pelos adeptos sempre que jogou. Por isso, o Comité Olímpico dos Países Baixos decidiu afastar Van de Velde da aldeia olímpica e instalou-o num hotel, tendo-o também proibido de falar à comunicação social.