Viriatos dão a volta aos jovens leões e sobem à vice-liderança (crónica)
As prestações das duas equipas na presente temporada - e consequentes posições que ocupam na tabela classificativa - deixavam antever um encontro extremamente equilibrado e com imensos motivos de interesse. E Sporting B e Académico de Viseu não defraudaram as expectativas e proporcionaram um bom espetáculo de futebol na partida da 17.ª jornada da Liga 2, realizada na manhã deste domingo, no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.
Frente a frente estavam os dois melhores ataques desta edição do segundo escalão nacional e, como tal, não foi de estranhar que ao quarto de hora o marcador já tivesse funcionado por duas vezes.
Entraram melhor os jovens leões. Logo aos 8 minutos, e na sequência de um ataque rápido, Rafael Nel chamou a velocidade de Paulo Cardoso, com o extremo a corresponder com uma arrancada imparável e que só terminou com a bola dentro da baliza à guarda de Domen Gril.
Os viriatos não se ficaram e apenas quatro minutos depois deixaram a primeira ameaça: cruzamento da esquerda de Gustavo Costa e Tomás Domingos cabeceou à barra. Estava dado o aviso.
Ato contínuo, a turma de Sérgio Fonseca empatou mesmo. David Moreira cometeu um erro na primeira fase de construção, Diego Callai ainda conseguiu suster o primeiro remate de André Clovis, mas na recarga nada pôde fazer perante o tiro certeiro de Kahraman.
A partida entrou, depois, numa fase de extremo equilíbrio. Mesmo sem grandes situações de finalização, o duelo foi intenso. Já perto do intervalo, Diego Callai foi novamente chamado à ação e negou os intentos a Alvaro Zamora. Excelente intervenção do guarda-redes brasileiro.
O empate arrastou-se durante um período considerável da etapa complementar, momento que ficou ainda marcado pelo regresso de Daniel Bragança à competição - o médio do Sporting recuperou de uma grave lesão e voltou a fazer o que mais gosta 323 dias depois.
Mas as contas do jogo ainda não estavam fechadas. Tudo porque, aos 70 minutos, João Guilherme estava no sítio certo, ao segundo poste, para desviar um cruzamento da esquerda de Messeguem (os verdes e brancos ainda ficaram a pedir braço na bola do médio germânico no início da jogada…) e, dessa forma, o avançado brasileiro consumou a reviravolta.
O Sporting B somou a terceira derrota consecutiva - antes havia perdido frente a Benfica B e Vizela (ambos por 0-1), ao passo que o Académico de Viseu voltou aos triunfos depois de uma derrota com o Benfica B (1-2) e de um empate diante do Vizela (0-0).
Artigos Relacionados: