Liga 2: Mamede gelou o São Luís e o Portimonense venceu mais um dérbi algarvio
Debaixo de chuva em jogo da 17.ª jornada, o Portimonense foi a Faro derrotar (1-0) o Farense e deixou o último lugar da classificação da Liga 2. Cibois brilhou e Tiago Mamede apontou o golo que fez a diferença no marcador, e os leões de Faro não venceram nos últimos oito jogos deste dérbi algarvio.
A primeira parte foi muito bem disputada, mas sem grandes oportunidades. O Portimonense entrou melhor, a assumir intenções ofensivas e a jogar próximo da baliza dos leões de Faro. E ameaçou num desvio de cabeça de Xavier (8’) que passou ao lado e num disparo de Samuel Lobato (12’) à malha lateral.
Aos poucos o Farense foi equilibrando e tomou conta das operações. Os leões de Faro foram apertando no último terço e à meia-hora tiveram duas chances para abrir o marcador, ambas anuladas com boas defesas de Cibois: Poloni entrou pela direita e rematou de ângulo apertado e depois Dorregaray mergulhou para desviar de cabeça um cruzamento de Rafinha.
Mas foi o Portimonense a desperdiçar a melhor oportunidade da etapa inicial, quando João Reis (37’) intrometeu-se num atraso de D’Agrella para Brian Aráujo, mas permitiu a defesa do guarda-redes. A equipa de Portimão continuou perdulária no início do segundo tempo, por Welinton Júnior, que desperdiçou de cabeça um cruzamento de Lobato.
Depois de um período muito enérgico do Farense com várias ocasiões para marcar, nomeadamente por Rui Costa (49’) que falhou na cara de Cibois (enorme defesa) e Dorregaray (52’), que no mesmo minuto teve duas chances, aos 59’ o São Luís gelou (e não foi pela chuva): Ney Silva cruzou rasteiro na direita e no coração da área Tiago Mamede meteu a bola junto à base do poste direito e colocou o Portimonense em vantagem.
O Farense tudo fez para evitar a derrota, mas continuou a faltar clarividência na finalização. Aos 62’ Bruno Almeida, do meio da rua, acertou na barra, três minutos depois Miguel Menino obrigou Cibois a mais uma grande defesa e aos 80’ André Candeias, com a baliza aberta, atirou ao lado.