VÍDEO: temporada arranca com queda violenta e um português em grande forma
Rui Oliveira foi sétimo classificado no Villawood Men's Classic, o Critério do Tour Down Under, na extensão de 55,2 quilómetros, disputado este sábado em Adelaide, na Austrália.
O corredor português da UAE Emirates cortou a meta integrado num grupo de 12 unidades, em que se impôs em sprint para a vitória o recém consagrado campeão australiano de fundo, Sam Welsford, da equipa Red Bull-BORA-hansgrohe.
🇦🇺 #TourDownUnder
— Red Bull – BORA – hansgrohe (@RBH_ProCycling) January 18, 2025
SAM WELSFORD WINS THE CRITERIUM! 🏆 pic.twitter.com/4b6S67wfiG
Rui Oliveira, que participará no Tour Down Under a partir da próxima terça-feira, a primeira prova do calendário do WorldTour, terminou com o mesmo tempo do vencedor, mostrando estar em boa forma neste arranque de temporada.
To start the season like that has to be awful 😣 #TourDownUnder pic.twitter.com/AuWWS9lTGq
— Lukáš Ronald Lukács (@lucasaganronald) January 18, 2025
O final do critério foi marcado por uma violenta queda coletiva, envolvendo dez corredores, ocorrida na última curva antes da reta da meta.
Na segunda posição nesta curta corrida citadina, disputada a uma extraordinária média superior a 51 km/h, ficou jovem alemão Henri Uhlig, de 23 anos, da Alpecin-Deceuninck, enquanto o pódio foi fechado pelo neoprofissional britânico Matthew Brennan, de 19 anos, da formação Visma | Lease a Bike.
«Estou muito satisfeito, mas as coisas mais sérias começam só na terça-feira, quando todos os olhos estarão postos em nós», disse o vencedor Sam Welsford.