Casper van Uden (Picnic PostNL) vence quarta etapa do Giro 2025

Vencedor surpresa no Giro

O jovem neerlandês Casper van Uden (Picnic PostNL) impôs-se ao sprint a velocistas consagrados como Olav Kooij, Mads Pedersen, Kaden Groves ou Sam Bennett e conquistou a quarta etapa. Pedersen mantém a rosa e Juan Ayuso cai uma posição na geral

O neerlandês Casper van Uden foi o surpreendente vencedor da quarta etapa da Volta a Itália, a primeira em território italiano, percorrida em terreno plano entre Alberobello e Lecce, na distância de 189 quilómetros.

O jovem corredor da equipa PicNic PostNL foi o mais rápido do pelotão no sprint final, impondo-se ao compatriota e principal favorito ao triunfo, Olav Kooij, da Visma Lease a Bike, e estrou-se a vencer em grandes Voltas. Na terceira posição ficou Maikel Zijlaard (Tudor), também natural dos Países Baixos.

O dinamarquês Mads Pedersen (Lidl-Trek), vencedor de duas etapas em três deste Giro disputadas na Albânia no fim de semana de abertura da competição, foi o quarto classificado e manteve a camisola rosa, símbolo de liderança da geral.

Casper Van Uden, de 23 anos, vence pela primeira vez numa grande Volta

Além de ter superado Olav Kooij, Casper Van Uden, de 23 anos, bateu outros velocistas puros, como Kaden Groves (Alpecin-Deceunininck) ou Sam Bennett (Decathlon AGR2), apenas quinto e sexto, respetivamente, na primeira etapa em solo italiano, após o dia de descanso antecipado para deslocação da comitiva de terras albanesas.

A única alteração no dez primeiros da classificação geral foi a descida do espanhol Juan Ayuso à sexta posição, por troca com o colega na equipa UAE Emirates Isaac del Toro, devido ao mexicano ter bonificado quatro segundos num sprint intermédio.

Mads Pedersen mantém sete segundos de vantagem sobre o segundo classificado, o esloveno Primoz Roglic (Red Bull-BORA-hansgrohe), e 14 segundos sobre o seu companheiro checo de equipa checo, Mathias Vacek, que fecha o pódio da geral.

Na quarta-feira, a quinta etapa corre-se entre Ceglie Messapica e Matera, num total de 151 quilómetros, em que nos derradeiros 30 se alinham várias subidas curtas consecutivas, a última a coincidir com a meta, prometendo duras batalhas pela vitória e a camisola rosa, antevendo-se um primeiro confronto direto entre os candidatos ao triunfo final neste Giro. Mads Pedersen enfrentará exigente teste na defesa da maglia rosa.

Sugestão de vídeo