Vencedor surpresa no Giro
O neerlandês Casper van Uden foi o surpreendente vencedor da quarta etapa da Volta a Itália, a primeira em território italiano, percorrida em terreno plano entre Alberobello e Lecce, na distância de 189 quilómetros.
O jovem corredor da equipa PicNic PostNL foi o mais rápido do pelotão no sprint final, impondo-se ao compatriota e principal favorito ao triunfo, Olav Kooij, da Visma Lease a Bike, e estrou-se a vencer em grandes Voltas. Na terceira posição ficou Maikel Zijlaard (Tudor), também natural dos Países Baixos.
🔻 A very fast final kilometer in Lecce, and a battle between the fastest legs of the Netherlands
— Giro d'Italia (@giroditalia) May 13, 2025
🔻Un chilometro finale tiratissimo a Lecce, e poi la battaglia tra le gambe più veloci d'Olanda!
⏪ The @continentaltire Ultimo Kilometro ⤵️#GirodItalia pic.twitter.com/lOkhCFOZZW
O dinamarquês Mads Pedersen (Lidl-Trek), vencedor de duas etapas em três deste Giro disputadas na Albânia no fim de semana de abertura da competição, foi o quarto classificado e manteve a camisola rosa, símbolo de liderança da geral.
Além de ter superado Olav Kooij, Casper Van Uden, de 23 anos, bateu outros velocistas puros, como Kaden Groves (Alpecin-Deceunininck) ou Sam Bennett (Decathlon AGR2), apenas quinto e sexto, respetivamente, na primeira etapa em solo italiano, após o dia de descanso antecipado para deslocação da comitiva de terras albanesas.
A única alteração no dez primeiros da classificação geral foi a descida do espanhol Juan Ayuso à sexta posição, por troca com o colega na equipa UAE Emirates Isaac del Toro, devido ao mexicano ter bonificado quatro segundos num sprint intermédio.
Not a good day for the Maglia Rosa so far😥 @Mads__Pedersen is caught in another incident, as his teammate Soren Kragh Andersen hits the deck #GirodItalia pic.twitter.com/uJ0wlyBI2q
— Giro d'Italia (@giroditalia) May 13, 2025
Mads Pedersen mantém sete segundos de vantagem sobre o segundo classificado, o esloveno Primoz Roglic (Red Bull-BORA-hansgrohe), e 14 segundos sobre o seu companheiro checo de equipa checo, Mathias Vacek, que fecha o pódio da geral.
Na quarta-feira, a quinta etapa corre-se entre Ceglie Messapica e Matera, num total de 151 quilómetros, em que nos derradeiros 30 se alinham várias subidas curtas consecutivas, a última a coincidir com a meta, prometendo duras batalhas pela vitória e a camisola rosa, antevendo-se um primeiro confronto direto entre os candidatos ao triunfo final neste Giro. Mads Pedersen enfrentará exigente teste na defesa da maglia rosa.