Louis van Gaal
Louis van Gaal - Foto: IMAGO

Van Gaal e a desilusão europeia dos Países Baixos: «Muito aborrecido...»

Portugal ultrapassou os neerlandeses no ranking, após uma semana muito positiva para os portugueses e negativa para os clubes da Eredivisie

Foi uma semana dramática para o futebol neerlandês. Todos os clubes da Eredivisie que jogaram esta semana nas competições europeias foram eliminados: PSV e Ajax foram afastados da UEFA Champions League na quarta-feira, para o Utrecht, o sonho já tinha terminado na UEFA Europa League e, na quinta-feira, o mesmo aconteceu com o Feyenoord e o Go Ahead Eagles. Resta apenas o AZ Alkmaar na UEFA Conference League.

Nem Louis van Gaal, antigo treinador do Manchester United e selecionador dos Países Baixos, conseguiu arranjar uma explicação para uma caminhada europeia tão má, que resultou na ultrapassagem de Portugal rumo ao sexto lugar do ranking.

«Não tenho uma razão para isso. São tendências no futebol», afirmou no programa Pauw & De Wit, ao qual foi convidado na noite desta quinta-feira. «Apenas um clube qualificar-se diretamente para a Champions? Isso é muito aborrecido, de facto. Mas não consigo analisar a que se deve», acrescentou.

Van Gaal esteve no estádio a assistir ao jogo entre Ajax e Olympiakos, que terminou com vitória dos gregos (2-1). «Achei a primeira parte bastante apelativa. Não que muitas oportunidades tenham sido criadas, mas o Olympiakos também não o fez. Na segunda parte foi diferente. Especialmente após as substituições, achei o desempenho muito fraco. Mas, sim, neste momento, é esse o nível que temos no Ajax», atirou, lamentando a crise do clube neerlandês.