Um prémio milionário: os números em jogo em mais um duelo Alcaraz-Sinner
Carlos Alcaraz-Jannik Sinner, Jannik Sinner-Carlos Alcaraz. Este foi um dos duelos mais vistos no ténis em 2025, e conhecerá o derradeiro capítulo esta tarde, em Turim, nas ATP Finals.
Os dois rivais – e amigos – defrontam-se na final do torneio que junta os oito melhores da temporada, num desafio que vale mais do que um título.
Desde logo, o ranking.
Estão em jogo 1500 pontos para o vencedor das ATP Finals. Menos 500 do que nos Grand Slams, mais 500 do que nos Masters 1000.
Alcaraz é o atual número um do mundo, condição aliás em que já sabe que vai terminar 2025. Se vencer, aumenta a diferença para Sinner, segundo, e entrará em 2026 com uma margem mais confortável, de 1550 pontos.
No entanto, se Sinner vencer, reduz as diferenças para apenas 550 pontos e os dois entrarão na próxima época 'colados' na luta pela liderança do ranking mundial.
Monetariamente, também está muita coisa em cima da mesa. As ATP Finals apresentaram um prémio monetário recorde de 15,5 milhões de dólares, pouco mais de 13 milhões de euros, lembra a Gazzetta dello Sport.
A simples participação no torneio garantia por si só 285 mil euros, mas quem erguer o troféu, seja Alcaraz ou Sinner, vai fazê-lo depois de uma campanha invicta, o que significa que levará para casa 4,4 milhões de euros. O finalista vencido receberá cerca de metade, dois milhões de euros.
Artigos Relacionados: