UD Leiria bate Alverca e é um dos tomba-gigantes desta ronda da Taça
A UD Leiria recebeu e venceu o Alverca (2-2 no tempo regulamentar e 4-2 no desempate por penáltis), apurando-se, assim, para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.
Os unionistas entraram a todo o gás e logo aos 7 minutos chegaram à vantagem com um golaço de Juan Munoz: o ponta de lança espanhol rematou forte e colocado, de fora da área, não dando quaisquer hipóteses de defesa a Matheus Mendes.
Os ribatejanos sentiram o toque e demoraram a entrar verdadeiramente no jogo. Enquanto isso, os da casa iam controlando as operações, tendo, para isso, o conforto do tento à maior. Apenas Sandro Lima (25') ameaçou a baliza à guarda de Salvi Carrasco, com o ponta de lança brasileiro do Alverca a desperdiçar uma ocasião flagrante para empatar.
E etapa complementar foi bastante intensa, mas muito longe de ser espetacular. E quando Dieu Michel apontou o 2-0, com um remate colocado, já dentro da área (74'), pensava-se que a eliminatória estaria decidida. Só que não estava...
Já em período de compensação, o Alverca fez dois golos e empatou a contenda: Marezi, de penálti, reduziu (90+6'), Kaiky Naves, de cabeça, fez o 2-2 (90+8').
O prolongamento não trouxe mais golos e a partida seguiu, então, para a decisão por penáltis. Da marca dos 11 metros, Juan Muñoz, Marc Baró, Jair e Lucho Vega marcaram para os leirienses (apenas Daniel Borges falhou), ao passo que Figueiredo e Kaiky Naves faturaram para os ribatejanos (Tiago Leite e Touauzi desperdiçaram).
Com este triunfo, a UD Leiria garantiu presença na 4.ª eliminatória da prova rainha, onde vai defrontar, fora de casa, o vencedor do encontro entre o 1º Dezembro e o Benfica e Castelo Branco (que se disputa este domingo, às 15 horas).