Aves SAD: João Henriques reencontra o FC Porto com memórias de 2017/2018
João Henriques volta a medir forças com o FC Porto num contexto exigente para o Aves SAD, que se prepara para visitar o líder do campeonato na próxima jornada da Liga. Um duelo que traz boas memórias ao treinador avense, tendo em conta o histórico positivo que já construiu frente aos dragões.
Na época 2017/2018, João Henriques conseguiu roubar pontos ao FC Porto no Estádio do Dragão, quando orientava o Leixões. Os matosinhenses conseguiram um empate sem golos em casa do vizinho, em jogo a contar para a fase de grupos da Taça da Liga.
Ainda nessa temporada, o técnico voltou a surpreender o FC Porto, desta vez ao serviço do Paços de Ferreira. Os castores venceram por 1-0, num encontro igualmente frente à equipa de Sérgio Conceição, que realizava a primeira temporada ao serviço dos dragões, decidido com um golo de Miguel Vieira, ao minuto 34. A partida ficou ainda marcada por uma grande penalidade desperdiçada por Yacine Brahimi, ao minuto 68.
Agora, em 2025/2026, João Henriques enfrenta novamente o FC Porto, mas numa realidade bem distinta. O Aves SAD atravessa um momento complicado na temporada e continua no último lugar da classificação, com apenas quatro pontos somados. A estreia do treinador no comando técnico resultou num empate caseiro a duas bolas frente ao Nacional.
Para a deslocação ao Dragão, os avenses sabem que terão uma missão particularmente difícil e com uma baixa importante. Rúben Semedo, defesa-central e uma das peças experientes do plantel, foi expulso no encontro com o Nacional e está fora das opções para o embate frente ao líder.