Trancas na porta do mercado de Alvalade: ninguém sai!
O objetivo é não deixar sair ninguém. Neste mercado de inverno, há clubes a preparar ataques aos mais atrativos jogadores do Sporting mas a administração vai amarrá-los a todos para que o plantel continue a ser competitivo na luta pelo tricampeonato. Hjulmand não sai; Diomande é para segurar; Francisco Trincão inegociável para renovar e ser símbolo do clube.
Em janeiro abrem-se as portas do mercado de transferências mas a administração dos verdes e brancos vai trancar as de Alvalade. Os leões não querem vender, sobretudo os principais jogadores, cientes de que a corrida ao título será esta temporada mais renhida do que nunca e para chegar ao tri é preciso ter um plantel que dê garantias, sem percalços de inverno, que é como quem diz sem deixar sair as principais figuras.
O momento financeiro é também bem diferente de outos tempos, como 2020 em que saiu Bruno Fernandes para o Manchester United a troco de 55 milhões de euros no imediato; ou como em 2023, quando saiu Pedro Porro primeiro por empréstimo e depois de forma definitiva para um total de 45 milhões de euros.
Agora, jogadores muito cobiçados como Hjulmand podem ser amarrados, não há urgência de encaixe financeiro no imediato, antes necessidade de garantir, por exemplo, os milhões da Champions na próxima época e depois sim poder encaixar no mercado de verão.
Os mais cobiçados
Já que falamos de Hjumland, é conhecida a intenção de clubes como a Juventus em contratar o médio de 26 anos. Assim como em Alvalade se sabe da admiração que há pelo dinamarquês em Manchester, tanto no United de Ruben Amorim como no City de Hugo Viana, treinador e diretor desportivo dos rivais, antes ambos no Sporting.
A cláusula de rescisão do camisola 42 dos leões é de 80 milhões de euros mas só está ativa na janela de transferências de verão e até 15 de junho. Depois disso o Sporting só vende o passe se quiser. E sabe-se que há um entendimento entre os leões e o jogador para que possa sair só no verão de 2026. Ou seja, Hjulmand está seguro nesta janela, empenhado em ajudar o clube para sair pela porta grande e mediante encaixe considerável para os cofres sportinguistas.
Se estão seguros com Hjulmand, os verdes e brancos estão também atentos a Diomande, outro dos mais cobiçados. O central de 21 anos tem muitos pretendentes em Inglaterra — no verão o Crystal Palace teve 55 milhões de euros reservados para comprar o passe do marfinense mas o negócio acabou por não avançar — e este inverno o ataque pode acontecer.
A SAD leonina quer também segurar o defesa, que tem contrato até 2027, é para renovar contrato e só poderia ser negociado por perto da cláusula de rescisão que tal como a de Hjulmand é de 80 milhões de euros.
No mercado, há leões apetecíveis na defesa, no meio-campo mas também no ataque. Trincão está em alta mas é inegociável. Os planos para o internacional português são a renovação do contrato de 2027 até 2030 mas também promovê-lo a capitão de equipa na saída de verão de Hjulmand, ter no camisola 17 um símbolo.
Não é para sair ninguém em janeiro mas pode entrar. Os leões estão ainda a definir prioridades, aproveitaram esta pausa competitiva para começar a delinear estratégias mas extremo é para contratar. Central, porque Diomande vai estar ausente na CAN, também é possibilidade a ter em conta.
Artigos Relacionados: