Tour: Evenepoel vence contrarrelógio e Pogacar conquista amarela
Remco Evenepoel confirmou o favoritismo e cumpriu um objetivo pessoal ao vencer o primeiro contrarrelógio individual da Volta a França, ontem, num percurso de 33 quilómetros em redor de Caen. O campeão do mundo e olímpico da especialidade impôs a potência muscular num traçado maioritariamente plano, adequado às suas qualidades de rolador, que completou em 36 minutos e 42 segundos, a uma incrível média de 54 km/h.
🔥 Eyes on the prize. Eyes on the racing line...
— Tour de France™ (@LeTour) July 9, 2025
🔥 Concentré sur chaque trajectoire...#TDF2025 pic.twitter.com/4oTjLcuBLp
O belga não conseguiu, porém, alcançar um outro desiderato a que se propôs antes deste Tour, reiterado na véspera deste contrarrelógio, o de conquistar a camisola amarela neste dia. Impediu-o de o alcançar, o suspeito do costume, Tadej Pogacar, autor mais um desempenho de elevadíssimo nível, que lhe permitiu ser apenas 16 segundos mais lento do Evenepoel, na segunda posição.
Desvantagem suficiente para o esloveno não ser ultrapassado pelo corredor da Soudal Quick-Step na geral, sobre quem tinha 58 segundos para gerir, e assim conquistou a liderança da competição ao quinto dia, com 42 segundos de avanço para Remco.
Pogacar fez uma excelente operação nesta jornada, em que dissipou eventuais dúvidas criadas sobre a sua aptidão após o resultado mediano em prova idêntica no Critério do Dauphiné, em que foi batido por ampla margem por Evenepoel e Jonas Vingegaard, beneficiando ainda do rendimento desapontante do arquirrival dinamarquês ontem.
Vingegaard terá acusado o esforço dispendido nas etapas anteriores, em que se esteve invulgarmente ofensivo ou transcendendo-se para seguir Pogacar, como sucedeu na subida final da tirada da véspera. Claramente em sub-rendimento, o líder da Visma-Lease a Bike perdeu 1.21 minutos para Evenepoel, numa modesta 12.ª posição, cedeu relevantes 1.05 minutos no previsto duelo com Pogacar para a vitória no Tour, de quem já dista 1.13 segundos na classificação geral (4.º).
Na terceira posição absoluta, após esta seletiva prova contra o tempo, encontra-se o francês Kevin Vauquelin (Arkéa), que João Almeida bateu pela vitória na Volta à Suíça, ainda a menos de um minuto de Pogacar (59 segundos) após espantosa quarta posição no contrarrelógio, 49 s do vencedor.
O português da UAE Emirates fez uma prova em ascensão, começando a um ritmo mais moderado para terminar ao nível dos melhores, Evenepoel e Pogacar, do que resultou num positivo oitavo lugar, a 1.14 minutos do belga. Almeida subiu uma posição na geral, para a sétima, a 1.53 minutos do esloveno líder da sua equipa. A mais de uma semana ainda da primeira etapa de montanha (na próxima quinta-feira, a 12.ª com final no célebre Hautacam) e seguindo-se desde já uma série de cinco jornadas imprevisíveis e traiçoeiras até ao dia de descanso (terça-feira), João Almeida está bem dentro da corrida.