Toto Wolff, chefe da Mercedes
Toto Wolff, chefe da Mercedes - Foto: IMAGO

Toto Wolff vende 15% das suas ações da Mercedes por 260 milhões de euros

Chefe da F1 da marca alemã irá manter as funções atuais

Toto Wolff, acionista e diretor executivo da equipa Mercedes-AMG Petronas desde 2013, vendeu uma parte das suas ações a um multimilionário americano. A operação render-lhe-á cerca de 260 milhões de euros, mantendo-se no seu cargo de liderança na equipa de Fórmula 1.

Toto Wolff, CEO da Mercedes
Toto Wolff, CEO da Mercedes

De acordo com informações avançadas pela BBC Sport, Toto Wolff alienou uma participação significativa na equipa Mercedes-AMG Petronas. O comprador é o multimilionário americano George Kurtz, fundador e CEO da empresa de cibersegurança CrowdStrike. A venda corresponde a 15% das ações detidas por Wolff, numa altura em que a equipa está avaliada em aproximadamente 5,2 mil milhões de euros (cerca de 6 mil milhões de dólares).

Apesar da transação, que lhe garantirá um encaixe financeiro de 260 milhões de euros, Wolff permanecerá como diretor executivo e chefe de equipa, não havendo alterações na estrutura de governação da Mercedes.

George Kurtz, CEO da Crowdstrike e novo acionista da Mercedes

George Kurtz, por sua vez, realiza este investimento a título pessoal e passará a integrar o conselho estratégico da Mercedes. Para além da sua carreira como empresário, Kurtz é também um piloto de corridas de resistência. O seu papel na equipa incluirá a função de conselheiro tecnológico, com o objetivo de reforçar as iniciativas ligadas à análise de dados, simulação e inteligência artificial — áreas consideradas cruciais para a evolução da Fórmula 1 moderna.