Pierre Gasly e Franco Colapinto, pilotos da Alpine
Pierre Gasly e Franco Colapinto, pilotos da Alpine - Foto: IMAGO

Argentina poderá estar de regresso ao calendário da Fórmula 1

Segundo Joe Saward, a permanência de Franco Colapinto na Alpine pode ser decisiva para «intensificar as conversações» deste possível regresso

Durante o Grande Prémio de São Paulo, a Alpine confirmou que Franco Colapinto permanecerá na equipa no próximo ano, o que imediatamente gerou especulações de que, com a sua ajuda, o Grande Prémio da Argentina poderia regressar ao calendário da Fórmula 1.

Segundo o jornalista britânico Joe Saward, a titularidade de Colapinto na Alpine irá «intensificar as conversações» sobre o regresso do país à Fórmula 1, com o ano de 2028 em vista.

Em Buenos Aires, já existe um plano para a reconstrução do circuito «Oscar y Juan Gálvez», bem como o financiamento desta operação no valor de 110 milhões de dólares. Os preparativos já começaram para a realização de uma ronda de MotoGP em Buenos Aires em 2027.

A Liberty Media já detém os direitos comerciais da Fórmula 1 e do MotoGP, e espera-se que a modernização do traçado seja também adaptada aos requisitos da Fórmula 1, sendo que as obras de remodelação da pista começam no final de novembro

Para 2028, é possível que as corridas em São Paulo e Buenos Aires sejam combinadas, realizando-se em dois fins de semana consecutivos para reduzir os custos das equipas.