Tondela: primeiro triunfo de Cristiano Bacci teve dedo de... treinador
Respira-se um ar menos rarefeito em Tondela. Ao segundo jogo no comando técnico da equipa beirã, Cristiano Bacci logrou alcançar a primeira vitória e logo num terreno difícil: em Barcelos (0-1), casa do Gil Vicente, equipa sensação da Liga 2025/26. Foi, aliás, o primeiro triunfo do emblema auriverde no reduto dos galos.
O penálti convertido por Pedro Maranhão ainda na primeira parte foi suficiente para garantir os três pontos, mas a chave do resultado residiu igualmente num dos pontos que, sabe A BOLA, Bacci mais tem focado no trabalho diário: a consistência defensiva, desde cedo definida como uma das vertentes a melhorar.
Na temporada em curso, o Tondela só não sofreu golos em três dos 15 desafios que realizou e dois deles foram... os dois últimos, precisamente com o treinador italiano ao leme. Frente ao Caldas, porém, a capacidade de manter a baliza a zeros durante os 120 minutos revelou-se insuficiente, uma vez que a formação da Liga 3 levou a melhor no desempate por grandes penalidades.
No sábado, a história foi outra e teve um final feliz para os beirões, que, com nove pontos somados, igualaram Casa Pia e Arouca (neste caso à condição) na tabela classificativa.
O próximo compromisso do Tondela será de dificuldade máxima. No próximo domingo, a formação auriverde recebe o líder FC Porto e, nesse sentido, Cristiano Bacci vai procurar privilegiar o equilíbrio ao longo da semana de trabalho. Ao que A BOLA apurou, o desempenho da equipa em Barcelos agradou sobremaneira ao treinador, mas a vitória sobre os gilistas não justifica euforias. O segredo será, portanto, equilibrar a natural dose de motivação com a humildade necessária para prolongar a retoma no campeonato.
Em termos clínicos, o encontro de sábado deixou mazelas em Bebeto. O lateral brasileiro foi substituído com queixas na coxa esquerda e será reavaliado nos próximos dias.