Fu Yu (27.ª) não sentiu dificuldades perante Mateja Jeger, que venceu por 3-0

Ténis de mesa: Portugal à beira das medalhas

Em caso de vitória nos quartos de final as duas seleções nacionais asseguram desde logo um lugar no pódio

As Seleções Nacionais masculina e feminina ficaram à beira de garantir o pódio do Europeu de equipas depois da qualificação para os quartos de final, nesta quinta-feira, em Malmo, na Suécia. Em caso de vitória, as duas formações asseguram automaticamente as medalhas de bronze, repartidas entre os semifinalistas derrotados sem confrontos diretos. E ainda ficam em condições de discutir os respetivos títulos. 

Para atingirem os quartos de final, as equipas lideradas por Marcos Freitas (19.º mundial) e Fu Yu (27.ª) superaram a Chéquia, por 3-0, e a Croácia, por 3-1, nos oitavos de final, respetivamente. 

Começando pela Seleção Nacional masculina, sem qualquer parcial desperdiçado ante a Chéquia, Tiago Apolónia (52.º) e Marcos Freitas também dominaram Lubomir Jancarik (91.º) e Pavel Sirucek (416.º) sem mácula, ambos por 3-0 (11-6, 11-9 e 11-7 e 11-8, 11-2 e 11-3), enquanto João Geraldo (46.º) cedeu o terceiro set a Tomas Polansky (144.º), mas encerrou a contenda de seguida (11-5, 11-8, 5-11 e 11-8). 

«No geral, estivemos todos muito bem. O nível da equipa revelou-se bastante alto, o que explica os parciais muito confortáveis em todos os jogos. Estivemos a um grande nível para que isso acontecesse», explicou João Geraldo que, a nível individual, se sentiu «bastante melhor» em comparação com a última partida, frente à Grécia. «Senti-me mais confiante, mais à vontade… Creio que se tratou de vitória muito importante para ajudar a equipa e seguirmos confiantes.»  

Em femininos, Portugal perdeu um jogo frente à Croácia porque a jovem Inês Matos (262.ª), 18 anos, não logrou superar Hana Arapovic (140.ª), perdendo por 0-3 (6-11, 10-12 e 6-11).

As mais cotadas Shao Jieni (54.ª) e Fu Yu compensaram a inexperiência da companheira ao triunfarem nos seus jogos. A primeira voltou a mostrar-se decisiva contra Ivana Malobic (91.ª), por 3-0 (11-2, 11-4 e 11-5), e Mateja Jeger (194.ª), por 3-1 (10-12, 11-3, 11-5 e 11-6), este último o segundo set consentido até ao momento. Também Fu Yu não sentiu dificuldades perante Mateja Jeger, derrotada por 0-3 (8-11, 2-11 e 7-11). 

 «Já estava adaptada ao pavilhão, à luz e ao piso e senti que estava a jogar bem, ao meu nível habitual. A equipa está muito unida e dará o máximo para obter bons resultados. Temos de jogar bem, de lutar muito, para conseguirmos vencer a Suécia», lembrou Shao Jieni.

Nesta sexta-feira, a equipa masculina, campeã da Europa em 2014, defronta o vencedor do embate entre Dinamarca e Roménia, enquanto a feminina, medalha de prata em 2019 e bronze em 2021, encontra as ganhadoras do desafio entre a anfitriã Suécia e a Polónia. As duas equipas já garantiram os Mundiais de Busan, na Coreia do Sul, em 2024.