Swansea anuncia Vítor Matos: «Foi claro destaque entre candidatos»
O Swansea oficializou, esta segunda-feira, a contratação de Vítor Matos para o comando técnico da equipa que, nesta altura, ocupa o 20.º lugar da tabela classificativa do Championship, o segundo escalão inglês.
O treinador português, que deixou o Marítimo para rumar ao País de Gales, assinou um vínculo válido até 2029, como A BOLA havia adiantado, e foi descrito pelo CEO do clube como o «claro destaque entre vários candidatos entrevistados».
«Falámos com vários candidatos e o Vítor foi o claro destaque, com um plano coeso sobre como levar a nossa equipa para a frente e melhorá-la. Passou mais de uma década a trabalhar em clubes de elite e é alguém de confiança para alguns dos melhores treinadores do futebol moderno. Quer pôr em prática um futebol ofensivo e desenvolver os jogadores a nível técnico e tático. Temos a certeza de que os adeptos vão gostar de ver esta equipa do Swansea em ação», afiançou Tom Gorringe, citado pelos meios oficiais.
O técnico, de 37 anos, já vai orientar os swans na partida desta terça-feira frente ao Derby County, na 17.ª jornada e em solo galês. Segundo o Swansea, o clube ainda está a acertar com Matos a constituição da equipa técnica que vai acompanhá-lo na nova aventura. No imediato, terá o apoio de Leon Britton, homem da casa, e de Joe Allen, antigo internacional que vai auxiliar o luso no processo de transição.
Trata-se do regresso de Vítor Matos ao Reino Unido, ele que passou praticamente cinco temporadas no Liverpool, como adjunto de Jurgen Klopp. Saiu em 2024 para assumir funções semelhantes ao lado de Pepijn Lijnders, no Salzburgo, mas acabaria por deixar os austríacos com a época a decorrer. Já no arranque de 2025/26, assumiu o primeiro desafio como treinador principal, aceitando o convite do Marítimo. Nos insulares, venceu metade (seis em 12) dos jogos que orientou.
Antes de ganhar mediatismo, o técnico natural de Vila Nova de Gaia passou por Valadares, Trofense, FC Porto e Shandong Luneng (China).