Arraso do Bayern à Atalanta gera debate em Itália: «Parece que jogam outro desporto»
A eliminação contundente da Atalanta frente ao Bayern, com um agregado de 10-2 nos oitavos de final, confirmou o adeus precoce de todas as equipas italianas à Liga dos Campeões e acendeu o debate sobre a crise do calcio.
Recorde-se que, além da Atalanta, também o Nápoles, atual campeão da Serie A, ficou pela fase de liga, enquanto a Juventus e o Inter foram eliminados no play-off de acesso aos oitavos, frente a Galatasaray e Bodo/Glimt, respetivamente.
Este afastamento em massa das competições europeias evidencia a nova realidade do futebol italiano. Na corrida pelas duas vagas extra na Liga dos Campeões atribuídas pela UEFA, a Serie A caiu para a quinta posição, sendo ultrapassada por Portugal. Com apenas três equipas italianas ainda em prova na Europa — Roma e Bolonha na Liga Europa, que se defrontarão entre si, e a Fiorentina na Liga Conferência —, Itália terá de se contentar com apenas quatro representantes na próxima edição da Champions.
A situação levou a uma reflexão profunda, com o treinador da Atalanta, Raffaele Palladino, a ser uma das vozes mais críticas. Em declarações à Sky, o técnico não poupou nas palavras para descrever a diferença de nível.
«Estamos atrasados. Talvez não se note em casa, mas no campo vê-se a rapidez com que jogam. Têm motores diferentes e atingem velocidades máximas muito altas. Poderíamos dizer muitas coisas... mas qualitativamente estão muito à nossa frente», afirmou Palladino.
O treinador insistiu na disparidade de nível, especialmente em comparação com as equipas de topo. «Fizemos um excelente jogo contra o Borussia Dortmund, mas contra o Bayern é diferente. Quando se joga contra estas equipas, parece que jogam outro desporto», sublinhou.
Palladino foi mais longe, apontando para um problema estrutural no futebol italiano que, segundo ele, começa na formação. «Precisamos de melhorar, a começar pelas camadas jovens: temos de nos focar no aspeto individual, é uma deficiência do nosso futebol, precisamos de fazer uma análise profunda. Todos, desde as equipas técnicas aos treinadores, devem crescer para o bem do futebol italiano», concluiu.
#DAZNChampions