Vítor Matos apresentado no Marítimo (Foto: Marítimo)
Vítor Matos apresentado no Marítimo (Foto: Marítimo)

Vítor Matos no Swansea: contrato até 2029, já irá assistir ao jogo com o Bristol

Adjuntos Diogo Medeiros, Tozé Mendes e Gonçalo Ricca seguem com o técnico principal para Gales

Tudo fechado. Vítor Matos segue neste momento para o País de Gales já como novo treinador do Swansea, com contrato até junho de 2029, ou seja, para o resto da presente temporada e mais três. Uma prova da confiança do executivo de Tom Gorringe no português, que se estreou há poucos meses como técnico principal no Marítimo.

Os Swans pagaram a cláusula de 1 milhão de euros para poderem ter desde já um nome forte que crie impacto na equipa após o despedimento de Alan Sheehan, uma vez que haverá limitações no mercado de transferências de janeiro devido às regras do fair-play financeiro. Qualquer investimento terá de ser compensado com uma eventual venda.

Vítor Matos vai estar já às 13h30 deste sábado em Ashton Gate para assistir à visita do Swansea ao Bristol City, oitavo classificado e com mais seis pontos do que os galeses ao fim de 15 jornadas do Championship.

Para domingo, está então previsto o primeiro treino. Os adjuntos Diogo Medeiros, Tozé Mendes e Gonçalo Ricca seguem com o técnico principal para Gales, ficando no Marítimo para já apenas o preparador físico Bernardo Ramos e o treinador de guarda-redes Fernando Monteiro. A ida de ambos para o Reino Unido não está, no entanto, fora de hipótese num futuro próximo.

O Swansea passou a ter novos donos em novembro de 2024, quando Jason Levien e Steven Kaplan venderam a sua participação maioritária aos empresários norte-americanos Andy Coleman, Brett Cravatt e Jason Cohen, e ao empresário britânico Nigel Morris. Nos meses seguintes, o médio croata do Real Madrid (hoje Milan) Luka Modric e o rapper norte-americano Snoop Dogg juntaram-se ao novo grupo proprietário do clube.

Alan Sheehan deixou os Swans no 19.º lugar, com 17 pontos, a precisamente outros tantos do líder Coventry. Depois de Bristol, segue-se a estreia de Vítor Matos em casa diante do Derby, a atravessar um grande momento de forma, com cinco triunfos consecutivos, e depois a visita ao West Bromwich Albion. Seis jogos até ao Natal. Oito até ao novo ano.

Fica consumado assim o regresso de Vítor Matos ao futebol inglês, depois de ter integrado a equipa técnica de Jürgen Klopp no Liverpool, com importante papel na ligação à formação dos Reds.

Entretanto, o Marítimo trabalha já num sucessor para o banco da equipa principal, sendo que o plano A será encontrar alguém de perfil semelhante para dar continuidade ao trabalho realizado até aqui, que abria perspetivas de uma segunda metade da época a lutar pelo regresso à Liga principal.