Kiko Costa (foto: Sporting Modalidades/X)

Susto e reviravolta na festa de consagração do Sporting

FC Porto ainda ameaçou a primeira derrota caseira, no campeonato, dos leões. Mohamed Aly recolocou o campeão nacional na luta, que coroou da melhor maneira uma época praticamente imaculada

O Sporting venceu o FC Porto por 39-36 na última jornada do campeonato. Já com o título de campeão entregue aos leões, as equipas proporcionaram um jogaço que só engrandeceu a modalidade.

Diogo Rêma defendeu o primeiro remate do Sporting, dando o mote para a exibição espetacular que rubricou na 1.ª parte. O bicampeão, empurrado por um público incansável, controlou os primeiros 10 minutos de jogo, antes de entrar num período negro, no qual só marcou dois golos entre os 10’ e os 20’.

Daymaro Salina marcou 4 golos na 1.ª parte (foto: Federação de Andebol de Portugal)

Com o jogo ofensivo muito apoiado nos pivôs Iturriza e Salina, o FC Porto começou a marcar e nem duas suspensões de Gunnarson abrandaram o ritmo. Rêma também brilhava e dois golos de Pedro Oliveira sem resposta colocaram os dragões a vencerem por cinco, mas Diogo Branquinho e Salvador Salvador atenuaram a diferença antes do descanso.

Houve festa, competência... e Aly

Essa foi a alavanca que o Sporting precisava para atacar a 2.ª parte de cara lavada. Mohamed Aly rendeu Kristensen na baliza leonina e foi fulcral para que o Sporting, com o protagonismo de Kiko Costa e de Gassana no ataque, recuperasse a liderança no marcador.

O FC Porto foi-se ainda mais abaixo com a expulsão de Leo Gunnarson (jogo para esquecer a defender, ele que foi o melhor marcador do FC Porto com seis golos) e viu-se a perder por 29-33 a 10 minutos do fim.

Depois foi só uma questão de gerir bem a vantagem deste jogo, que teve uns impressionantes 75 golos.

Kiko Costa foi o melhor marcador do encontro, com 7 golos (foto: Federação de Andebol de Portugal)

O Sporting acaba por vencer todos os jogos da final do campeonato, depois de na 1.ª Fase só ter perdido por uma vez e empatado outra. A equipa de Ricardo Costa mostrou o porquê de ser a melhor a atuar em Portugal.

A época acaba no próximo sábado, quando Sporting e FC Porto se voltarem a encontrar na final da Taça de Portugal.

Artigo atualizado às 19.50 horas.