Supercomputador prevê novo campeão inglês e não é o Arsenal de Gyokeres
Faltam poucos dias para arrancar oficialmente a nova temporada e também para começar a Premier League, cujo início está marcado para o fim de semana de 16 e 17 de agosto, e o supercomputador da Sportscasting realizou uma previsão para 2025/26, não colocando o Liverpool como bicampeão.
Apesar dos mais de 300 milhões de euros investidos este verão, e de se falar em gastar mais €150M em Isak do Newcastle, a IA acredita que a equipa de Arne Slot não vai voltar a vencer o campeonato inglês, apesar de vir a somar mais um ponto que na época passada - 85 contra 84 -, e vai ocupar o último lugar do pódio, o terceiro.
Depois de um ano em que ficou aquém das expectativas e com o estatuto de ser o primeiro tetracampeão na história da Premier League, o supercomputador afirma que o Manchester City vai voltar a vencer a liga inglesa, com 92 pontos e com Erling Haaland a recuperar a forma e a marcar 36 golos em 38 jogos.
Por outro lado, isto significa que o Arsenal, outro dos principais candidatos, não vai ganhar a tão desejada Premier League, apesar do excelente mercado de verão e com finalmente a contratação de um ponta de lança goleador, Viktor Gyokeres. A IA aponta mesmo o clube novamente ao segundo lugar, o que seria a quarta vez consecutiva, com apenas menos quatro pontos que os citizens.
Em quarto lugar com 79 pontos está o Chelsea, de Pedro Neto e Dário Essugo, mas o destaque vai para uma posição acima, na qual aparece o Manchester United, de Ruben Amorim, de regresso às competições europeias e possivelmente à UEFA Champions League - se acontecer o mesmo que na última temporada e forem cinco as equipas apuradas pelo ranking na Europa -, o que seria uma melhoria muito positiva.
Segue-se o Aston Villa, Tottenham e Newcastle na Europa, com West Ham e Everton a terminarem na primeira metade da Tabela. Wolverhampton, de Vítor Pereira, em 12.º, Fulham, de Marco Silva, em 14.º, e o Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo, a salvar-se da despromoção por um lugar, em 17.º, depois de uma época em que fez história ao chegar à UEFA Europa League.
Por fim, tal como aconteceu na última temporada, o supercomputador coloca os três recém-promovidos a serem novamente relegados ao Championship: Burnley (18.º) Sunderland (19.º) e Leeds United (20.º), respetivamente, apesar do Leeds ter sido o campeão do segundo escalão em 2024/25.