Tapinha decisiva de Jacson Stormo a 0,01 s do afito final

Stormo garante vitória em Ovar a 0,1s do fim

Ovarense chegou a estar a perde por 14 após um péssimo 2.º quarto, mas conseguiu recuperar durante o 3.º período para depois assistir-se a uma luta quase cesto a cesto no últimos minutos, com a dúvida a permanecer até se esgotar o tempo no cronómetro

Frenético, emocionante e de suspense até ao derradeiro décimo de segundo. Foi assim que terminou o Ovarense-Imortal a contar para a 5.ª jornada da Liga Betclic, no qual Jackson Stormo acabou como o grande herói ao garantir a vitória por 72-71 (21-25, 12-20, 21-13, 18-13) com uma tapinha após reposição de bola na linha lateral a 0,1s do fim.

Depois de, há uma semana, o Imortal já ter obrigado o FC Porto a decidir o encontro em Albufeira (92-93) até ao último segundo, o conjunto algarvio voltou a dar que fazer na visita a Ovar, onde a equipa da casa, com apenas uma derrota, procurava manter o terceiro lugar.

Entrando mais uma vez muito bem no encontro, os homens de António Pires chegaram a deter a vantagem de 14 (31-45) num lance livre de Keonte Kennedy (20 pts, 6 res).

No entanto, com Render Woods (12 pts, 4 ass) a ajudar, no regresso do balneários a Ovarense surgiu mais agressiva na defesa e efetiva no ataque, e à entrada para o último quarto reduzira a diferença a quatro (54-58).

Foi então que Jackson Stormo (8 res, 2 dsl) assumiu o momento ao marcar 12 dos seus 28 pontos no período, os últimos seis da Ovarense, incluindo a tapinha conseguida na sequência de uma reposição da linha lateral após desconto de tempo pedido por João Silva e com escassos 0.1s no cronómetro. O poste americano colocou-se entre os defesas no meio da área, subiu e deu um decisivo toque na bola de maneira que esta batesse na tabela e entrasse com o tempo a esgotar-se.

Balde de água fria para os jogadores dos visitantes que, um segundo antes (no cronómetro), do lado contrário do campo, haviam conseguido praticamente numa jogada idêntica colocar-se na frente, quando Kennedy, a 1.15m do apito final, também recebeu um passe da linha lateral após time-out e no ar marcou (70-71) dentro do garrafão, lançando a festa entre a equipa, mas antes dos árbitros irem ver as imagens e ficar-se a saber que, afinal, haveria mais 0.1s para se jogar…

Note-se que no 4.º período a Ovarense apenas voltou a assumir a liderança, desde o 21-10, aos 62-61 com 6.27m disponíveis no relógio. Daí até ao decisivo cesto de Jackson Stormo, assistiu-se a quatro alternâncias de liderança no placard e três igualdades, a última a 69-69. Que foi desfeita também por Stormo da linha de lance livre (70-69) e deixava 5s para que muito pudesse ainda acontecer.

Nunca ninguém imaginou foi que esses 5s iriam demorar mais de 5m e ainda se assistiria duas emocionantes reviravoltas no resultado. Inesquecível!