Grande jogo de Champions no Pavilhão João Rocha, que deu em vitória do Sporting sobre o Luneburg (foto Miguel Nunes)

Sporting vence Luneburg em duelo de Champions com final emocionante

Leões estiveram a vencer por 2-0, cederam o terceiro set (2-1), mas impuseram-se no quarto (3-1) numa partida decidida ao 31.º ponto. Primeira vitória dos campeões nacionais na fase de grupos da competição

O Sporting somou a primeira vitória na fase de grupos da Liga dos Campeões de voleibol, ao vencer os alemães do Luneburg por 3-1, no Pavilhão João Rocha, num encontro da quinta jornada marcado por um quarto set carregado de tensão e emoção, decidido apenas aos 31 pontos.

Os leões entraram determinados e assinaram um arranque convincente frente ao campeão alemão, vencendo os dois primeiros sets por 25-21 e 25-19. No parcial inaugural, o equilíbrio manteve-se até perto do fim, altura em que uma sequência de erros ofensivos do Luneburg permitiu ao Sporting ganhar margem (24-20) e fechar o set.

No segundo, a equipa de João Coelho acentuou o domínio, deixando a sensação de que o triunfo poderia ser selado em apenas três partidas. A reação alemã surgiu, no entanto, de forma clara no terceiro set. O Luneburg impôs-se por 25-16, relançando o encontro e levantando dúvidas sobre a capacidade dos verdes e brancos para conter o ímpeto adversário.

O quarto e último set confirmou o equilíbrio e a incerteza. O Luneburg, terceiro classificado do grupo — posição ainda com hipóteses de qualificação, embora em dependência —, esteve quase sempre na frente com vantagens de 18-23 e 19-24 e chegou a dispor de cinco (!) set points. O Sporting respondeu com frieza e resiliência, anulou todas as oportunidades do adversário e, no primeiro set point de que teve, não desperdiçou, selando a vitória e provocando a explosão de alegria do (pouco) público presente no João Rocha.

Com este triunfo, os leões conquistaram os primeiros três pontos no grupo, igualaram o resultado da derrota sofrida na Alemanha e mantêm-se na luta pela continuidade na Liga dos Campeões.

No final, João Coelho destacou a evolução da equipa: «A nossa equipa tem crescido. Nos primeiros sets estivemos a um nível muito alto, perante uma equipa alemã de grande nível, com enorme poder físico. Fomos buscar o jogo no último parcial, quando já ninguém esperava. Os nossos jogadores estão motivados. É isso que queremos, subir o nível na Champions, é esse o nosso projeto».