Rui Borges começa esta segunda-feira a preparar o duelo da Champions, com o Club Brugge - Foto: MIGUEL NUNES
Rui Borges começa esta segunda-feira a preparar o duelo da Champions, com o Club Brugge - Foto: MIGUEL NUNES

Sporting: Rui Borges desconfia do Club Brugge. Saiba as razões

Treinador aproveitou a recente pausa para as seleções para estudar ao pormenor adversário belga da próxima quarta-feira. Derrota na Bélgica dos leões na última época e empate com o Barcelona (3-3) servem de aviso e foi mensagem passada ao grupo

Foco apontado ao Club Brugge. Uma partida que há muito, sabe A BOLA, está a ser preparada por Rui Borges nos bastidores. Não só pelo prestígio de mais uma vitória na Liga dos Campeões, mas, ainda mais relevante, porque poderá colocar o leão com um pé e meio no play-off da competição, principal objetivo definido pelos responsáveis leoninos na prova. O treinador não alinha na narrativa de quem coloca a equipa belga como um adversário acessível e, de resto, já passou essa mensagem para o grupo.

Rui Borges encara o duelo com o Brugge como uma das finais da temporada - Foto: MIGUEL NUNES

Rui Borges aproveitou os últimos dias — nomeadamente durante a pausa competitiva — para estudar pormenorizadamente o adversário belga e ficou impressionado sobretudo com o poderio ofensivo da equipa de Nicky Hayen e com a qualidade individual de uma equipa que, ainda na última época, valorizou ativos como Jashari (Milan), Skov Olsen (Wolfsburgo), De Cuyper (Brighton) e Jutglá (Celta de Vigo).

Mas as cautelas não se ficam por aqui e há dois exemplos que vão servir de alerta na preparação da partida no regresso ao trabalho: a derrota dos leões na época passada em Brugge, por 1-2, ainda com João Pereira ao leme da equipa leonina — e ainda com muitos dos atuais jogadores do plantel presentes nessa partida em solo belga — e o recente (e emocionante) empate do Brugge, por 3-3, diante do poderoso Barcelona. Casos práticos daquilo que o Sporting deverá encontrar na próxima quarta-feira.

HISTÓRICO BELGA NEGATIVO

Com poucos dias (dois treinos...) para ensaiar a estratégia para defrontar o atual segundo classificado da Liga Jupiler, Rui Borges vai procurar apelar aos seus jogadores para encarar a partida com níveis de intensidade elevados, uma das fórmulas encontradas para travar o ímpeto do Club Brugge, que, a nível interno, soma uma derrota nas últimas dez partidas (diante do Anderlecht, um dos candidatos ao título).

Rui Borges (IMAGO)
Rui Borges vai alertar o plantel para as dificuldades que vai encontrar - Foto: IMAGO

O histórico dos leões diante de adversários belgas não é, aliás, positivo. Em 13 jogos de competições europeias, o Sporting venceu apenas em quatro ocasiões, empatou outras quatro e perdeu cinco. Um registo negativo que Rui Borges tentará equilibrar agora diante do Club Brugge.

A título de curiosidade refira-se que o plantel leonino conta com um internacional belga, Zeno Debast, que, mesmo estando ainda a recuperar de lesão — dificilmente estará em condições de ir a jogo — conhece bem este adversário. Ele que, ao serviço do Anderlecht, clube onde se formou e de onde se transferiu para Alvalade, defrontou o Club Brugge em... nove ocasiões. E as contas são longe de serem animadoras. Neste período, Debast apenas soma uma vitória (2-1, em 2023/2024), quatro empates e outras tantas derrotas.