Rodrigo Ribeiro tem jogado pela equipa B (Foto IMAGO)
Rodrigo Ribeiro tem jogado pela equipa B (Foto IMAGO) - Foto: IMAGO

Sporting: «Rodrigo Ribeiro é um jogador para ser titular na primeira divisão»

Avançado formado em Alvalade estreou-se a titular na partida frente ao Marinhense, três anos e meio depois da estreia pela equipa principal dos leões

Foi lançado por Ruben Amorim aos 16 anos... e logo na Champions. Aos 89 minutos da segunda mão dos oitavos de final da liga milionária, frente ao Manchester City, em março de 2022, Rodrigo Ribeiro estreou-se com a camisola principal do Sporting. No entanto, só três anos e meio depois (e ao 11.º jogo pela equipa A) foi opção no onze inicial, diante do Marinhense.

Pelo meio, teve dois empréstimos, a Nottingham Forest (5 jogos) e Aves SAD (23 jogos, um golo), que não corresponderam às expectativas. Em Vila das Aves, foi treinado por Rui Ferreira que, em declarações a A BOLA, deixou vários elogios ao avançado. «O Rodrigo é um bom miúdo, um bom profissional. Tem a ambição de jogar na equipa principal do Sporting e tem características que lhe permitem ambicionar isso mesmo. Pode dar profundidade ao jogo do Sporting. Só precisa de trabalhar um bocadinho mais a sua capacidade de choque. Mas, tecnicamente, é muito evoluído, tem capacidade de finalização, tanto com o pé direito como com o esquerdo e ainda está em evolução. O facto de estar na equipa B do Sporting é importante para ele, porque a Liga 2, jogando de forma contínua, dá-lhe maturidade suficiente para evoluir. Mas tem qualidade para a equipa principal do Sporting

Foi pena não o termos apanhado num contexto diferente para jogar de forma contínua como titular.

«No Aves SAD, ele não era muito utilizado, porque estava tapado por jogadores experientes. O contexto não era fácil, estávamos na luta pela manutenção. Há sempre tendência para os treinadores recorrerem aos jogadores mais experientes. Tínhamos o Zé Luís e o Nenê a jogar. Optámos pela experiência, em detrimento da juventude e o Rodrigo ficou escondido nas opções. Mas é um miúdo que gosto muito e que tem qualidade. Foi pena não o termos apanhado num contexto diferente para jogar de forma contínua como titular, porque acho que se jogar continuamente vai atingir um nível mais alto. É um jogador para ser titular numa equipa da primeira divisão», continuou o técnico, sublinhando o caráter do avançado: «É um miúdo que quer aprender e é humilde. Isso são bons indicadores para ele continuar a trabalhar e para que o Sporting confie nele.»

Rodrigo Ribeiro fez 23 jogos pelo Aves SAD em 2024/25 (Foto: Aves SAD)

Apesar de ser utilizado como ponta de lança, Rui Ferreira acredita que a posição ideal para Rodrigo Ribeiro seria outra: «Eu diria que é um segundo avançado, um 9 e meio. O Rodrigo pode ser mais um jogador de ligação, que pode jogar atrás do ponta de lança, fazendo movimentos nas costas da linha defensiva. Tem qualidade para ganhar a bola no espaço entre linhas, virar-se para o jogo e partir para as combinações.»

«No Aves SAD, não tanto comigo, mas com treinadores anteriores, chegou a jogar nas alas. Pode fazê-lo porque é um jogador inteligente e jogadores inteligentes normalmente desempenham bem essas funções. Mas diria que jogar nos corredores laterais não é o ideal para o Rodrigo. Numa posição entre o ponta-de-lança e um segundo avançado vindo de trás, com mobilidade, pode ser um bom complemento e adapta-se mais às características dele», considerou.

Rui Ferreira (Foto: Aves SAD)

Sobre se tem capacidade para ter impacto na equipa principal do Sporting, respondeu: «Sim, com o tempo, penso que sim. À imagem dos outros miúdos que vão tendo oportunidades e vão integrando a equipa principal, acredito que o Rodrigo, se tiver oportunidades, vai querer agarrá-las e tem qualidade para isso.»