Sporting devora Galitos no João Rocha
Após, na véspera, o Benfica ter iniciado da melhor maneira a defesa do título com uma vitória contra o V. Guimarães por 99-87, também o Sporting não perdeu a oportunidade de começar os quartos de final do play-off da Liga Betclic em casa e superou o Galitos do Barreiro por 90-79 (32-12, 18-23, 25-21, 15-23) depois de ter chegado a deter a vantagem de 22 pontos ainda no quarto inaugural.
Claude Robinson (13 pts, 4 res, 4 ass), através de um lançamento de três pontos, ainda respondeu ao cesto inaugural de Nick Ward (16 pts, 10 res) para o 2-3 decorridos 31 segundos, mas essa acabou por ser a única vez que o conjunto da margem sul do Tejo veio a liderar o marcador numa tarde onde foi surpreendido pela pressão defensiva contrária no início.
O Galitos confirmou que entrar sem concentração total no play-off, sobretudo numa série disputada à melhor de três e não se conta com jogadores tão experientes, pode pagar-se caro. Sofreu um parcial de 10-0 (12-3) em 2.30m que obrigou a Henrique Pina a pedir o primeiro desconto de tempo e levou Miguel Correia (24 pts, 3 res, 3 ass) a reduzir a diferença a 7 (12-5), mas não por muito tempo.
Os leões mantiveram a intensidade e com um lançamento certeiro para lá da linha dos 6,75m Diogo Ventura (20 pts, 4 ass) lançou os verdes e brancos numa série infernal na qual converteram cinco dos seis triplos que registaram no 1.º período e lhe permitiu chegar a liderar por 22 (32-10) a 43s do termo do quarto após novo triplo de Ludgy Debaut (7).
Daí até final, os leões, onde Timothy Guers (29 pts, 7 res, 4 ass), com 7/14 em lançamentos de três pontos, esteve em particular destaque, assim como Ventura e Ward, controlou o encontro apesar dos esforços do adversário em reduzir a diferença a números que lhe dessem outras ambições.
Porém, o máximo que conseguiu foi colocar a diferença em 8 (83-75) num lançamento à meia-volta de Robinson a 3m do apito final, tempo suficiente para os homens de Luís Magalhães, após um time out, voltarem a ampliar o fosso no marcador para as dezenas.
Isto numa tarde em que Jeremiah Bailey (6 pts, 8 res, 4 ass) não esteve propriamente inspirado dos três pontos, tenho falhado todas as cinco tentativas efetuadas, tal como Isaiah Armwood (5 pts, 10 res, 9 ass).
Nos visitantes, destaque ainda para Rodgree Stein (15 pts, 9 res, 4 ass), Daniel Machado (10) e Rui Palhares (9 pts, 8 res)
Realce-se ainda a vantagem do Sporting na luta das tabelas: 47 (19 ofe.)-35 (14), que no ataque permitiu que os de Alvalade viessem a conseguir 18 pontos em segundos lançamentos, contra apenas 9 dos forasteiros.
As equipas voltam a encontrar-se quinta-feira, no Barreiro, para o Jogo 2.