Apontado à saída do Man. City, Guardiola já tem possível substituto
Ao fim de uma década, a ligação entre Pep Guardiola e Manchester City pode terminar, com o técnico espanhol a ser apontado à saída do clube no final da temporada 2025/26.
O The Athletic escreve esta quinta-feira que existe «uma crença crescente» dentro do Manchester City de que esta será a última época de Guardiola no clube.
O treinador de 54 anos guiou o emblema pelo período de maior sucesso da sua histórica, com destaque para as seis vezes que ganhou a Premier League (quatro delas de forma consecutiva) e para a conquista da única Champions League dos citizens.
Candidato conhece bem Guardiola
O Manchester City já começa a preparar esta possível mudança de paradigma no clube e a mesma fonte informa que, nesse sentido, Enzo Maresca surge como um dos principais candidatos a substituir Guardiola.
Atualmente treinador do Chelsea, Maresca foi adjunto de Guardiola na época 2022/23, aquela em que o clube levantou a orelhuda. O italiano também conhece bem o Manchester City porque lá também trabalhou como treinador da equipa sub-23, em 2020/21.
Preconizador de um estilo de jogo baseado no controlo da posse de bola e, por consequência, do adversário (tal como Guardiola), Maresca saiu do City em 2023 e guiou o Leicester à Premier League em 2023/24. Seguiu-se o salto para o Chelsea, onde levantou os troféus da Conference League e do Mundial de Clubes na época de estreia à frente do clube, e alcançou o 4.º lugar na Premier League.
Com contrato com os blues até 2029, com mais um ano de opção, Maresca atravessa um período algo conturbado, sobretudo nos bastidores, quando revelou o que sentia após vencer o Everton no último sábado. «Estas foram as piores 48 horas desde que cheguei ao clube porque muitas pessoas não nos apoiaram», disse na altura. Já esta época, Maresca passou a ser representado pelo superagente Jorge Mendes.
Ainda assim, qualquer decisão definitiva só deverá ser tomada mais próxima do final da época, explica o The Athletic. Para já, o City de Guardiola luta pelo título de campeão com o Arsenal, enquanto o Chelsea está em 4.º, a seis pontos dos citizens e a oito dos gunners.