A grande mudança de Steve Evans (Fotos: Bristol Rovers e IMAGO)
A grande mudança de Steve Evans (Fotos: Bristol Rovers e IMAGO)

Treinador perdeu 54 kg em oito meses: «Queria beber uma cerveja com o meu neto»

Steve Evans fez uma pausa na carreira para mudar a vida

2025 foi um ano transformador na vida de Steve Evans, não em termos profissionais, até porque passou da League One para a League Two (equivalente da 3.ª para a 4.ª divisão inglesa), mas o novo treinador do Bristol Rovers fez uma mudança radical para ganhar mais anos de vida, ao perder 54 kg em oito meses.

«Foi incrível e sinto os benefícios de nadar, andar de bicicleta e andar todos os dias, tive muito apoio da minha família. E não recorri a injeções, algumas pessoas fazem-no e não as censuro, se essa for a única forma de não seres uma besta, e eu era uma besta, eu faria o mesmo», disse na apresentação do seu novo clube.

A grande motivação por trás da mudança foi o neto, que ainda te, quatro anos. O médico de Evans disse-lhe que se um dia ainda quisesse «beber uma cerveja com o neto», teria de mudar todo o estilo de vida.

Foi uma contribuição de bicicleta estática, passear os cães e nadar, para que esta jornada possa continuar, porque quero ver o meu neto de quatro anos e meio quando ele tiver 21.

A trabalhar com uma equipa de especialistas na perda de peso, Evans explicou ocaminho que escolheu para alcançar o objetivo. «Nadar, fazer exercício, dieta e controlar as calorias e teve um efeito fantástico para mim. O meu corpo está naturalmente muito bem, como diz o meu médico. Há uma grande diferença, até ao andar no campo de futebol, correr, ver ângulos diferentes, trabalhar muito, desde manhã cedo até quase de madrugada, é tudo mais fácil porque tenho uma saúde muito melhor.»

Evan orientou o Rotherham até março deste ano, mas depois de sair do clube, quis focar-se na perda de peso até voltar a treinar.

«Só queria um hotel com piscina»

Como já terá percebido, a natação faz parte da nova rotina do técnico de 63 anos. Tanto que esse hábito resultou no seu único pedido à direção do Bristol Rovers antes de assinar contrato.

«Uma das minhas exigências a curto prazo quando cheguei a Bristol foi que me encontrassem um hotel para ficar, até encontrar um apartamento, e insisti que fosse um hotel com piscina», disse à BBC.

Avô de quatro netos, ainda espera beber uma cerveja com todos, como explicou também à BBC ao referir-se ao mais novo: «Foi uma contribuição de bicicleta estática, passear os cães e nadar, para que esta jornada possa continuar, porque quero ver o meu neto de quatro anos e meio quando ele tiver 21.»

Evans tem uma grande tarefa pela frente em Bristol, já que chega no dos piores momentos da história do clube fundado em 1883 – vem de 10 derrotas consecutivas no campeonato (um recorde) e está na penúltima posição da League Two.

«A minha tarefa é resolver o problema até ao final da época e garantir que o Bristol Rovers faça parte da League Two. E, se tudo correr bem, poderemos ter uma conversa séria sobre o futuro», disse Evans. Futuro esse que espera viver ao lado dos netos por muitos mais anos.