Sporting: amanhã é o dia de Nuno Santos voltar a treinar sem limitações
Longo foi o calvário que Nuno Santos viveu, pela terceira vez na carreira, devido a uma rotura completa do tendão rotuliano do joelho direito. A 26 de outubro de 2024, o Sporting jogava em Famalicão a 9.ª jornada, em que o ala foi titular e, quase a terminar a primeira, com o resultado ainda 0-0 (terminou 3-0), no período de compensação, num lance dividido com o médio Zaydou Youssouf, Nuno Santos ficou estendido no chão e, posteriormente, foi retirado do relvado de maca.
Repetiu processo que já havia vivido em 2015, ao serviço do Benfica, e em 2018, quando jogava no Rio Ave. Após operação, o camisola 11 deu início a longa travessia no deserto, trabalhou muitas horas sob orientação da Unidade de Performance, apontou vários jogos como possível regresso, primeiro para a Taça de Portugal (a 15 de maio, em que o Sporting venceu o Benfica, por 3-1), depois para a Supertaça (31 de julho, desta feita ganhou o Benfica, por 1-0), em novembro esteve para ser reintegrado, mas sentiu dor no relvado e ninguém quis arriscar uma recidiva, e, por último, foi o próprio Rui Borges — que desde que assumiu o comando técnico dos leões nunca contou com este jogador — a revelar próxima meta.
«Todos sabiam que a recuperação ia ser um pouco mais demorada. A mentalidade dele é fora do normal. Falei com ele anteontem e disse-me que para Bilbau já podia contar com ele. Ainda bem que assim é, motiva-se a ele próprio, numa paragem muito longa. Só um guerreiro e alguém com uma resiliência fora do normal é que conseguiria estar tanto tempo (de fora) e manter esta mentalidade vencedora e de querer ajudar. E nós precisamos dele», afirmou na antevisão ao jogo com o Casa Pia.
E eis que amanhã, terça-feira, surge tão esperado dia: Nuno Santos vai começar a trabalhar sem limitações na Academia. É certo que não pode ser visto como um 'reforço de inverno, tendo em conta que tem de readquirir hábitos de treino e, claro, ritmo competitivo.
Contudo, segundo dados recolhidos por A BOLA, é possível que o ala receba já um prémio (não para jogar mas para estar com o grupo) e seja incluído na comitiva que, ao início da tarde de hoje, ruma a Bilbau.
Renovação em equação
No Sporting desde 2020, Nuno Santos, de 30 anos, soma 196 jogos, 34 golos marcados e 42 assistências e tem contrato até 2027. E, tal como, oportunamente, A BOLA já havia dado conta, o regresso de Nuno Santos à competição traz também a possibilidade de sentar-ser à mesa com a SAD e o diretor-geral para o futebol, Bernardo Morais Palmeiro, para começar a discutir a renovação de contrato com o Sporting, em princípio até 2030.