Só Yolanda sobreviveu no Brasil e segue firme atrás do sonho mundial
A surfista algarvia Yolanda Hopkins garantiu um lugar nos oitavos de final do do Saquarema Pro, no Rio de Janeiro, Brasil, prova das Challenger Series (CS) da Liga Mundial de Surf (WSL), e continua de portas abertas para se tornar a primeira portuguesa a entrar no circuito mundial.
No oitavo e último heat da ronda de 32, a olímpica foi segunda com 10,87 pontos, em 20 possíveis, nas duas melhores ondas surfadas - 6,17 e 4,70 -, atrás da australiana Ellie Harrison, com (12,00), mas superando a peruana Sol Aguirre (10,44) e a sul-africana Sarah Baum (8,94).
Nos oitavos de final, Yoyo, que entrou para o campeonato no Brasil no segundo lugar do ranking do CS, vai defrontar a norte-americana Alyssa Spencer, ex-top mundial.
Pelo caminho ficaram Francisca Veselko (4.ª) e Teresa Bonvalot (8.ª), igualmente na luta pelos sete lugares do ranking do CS que dão acesso ao Championship Tour (CT) de 2026. As duas portuguesas devem agora perder algumas posições na hierarquia depois do resultado nesta quinta e penúltima etapa do CS.
Kika foi terceira na terceira bateria, com 11,77 pontos (6,67 e 5,10), e Teresinha também, mas no sexto heat, com 9,66 pontos (5,33 e 4,33).
Frederico Morais e Afonso Antunes já tinham sido eliminados na primeira ronda, pelo que Yolanda é a última representante lusa na prova, que decorre na Praia de Itaúna e cujo período de espera se estende até 19 de outubro.