Yolanda Hopkins segue no segundo lugar do ranking e ainda não entrou na água no Brasil. Foto: Aaron Hughes/WSL
Yolanda Hopkins segue no segundo lugar do ranking e ainda não entrou na água no Brasil. Foto: Aaron Hughes/WSL

Kikas e Afonso Antunes afastados no Brasil, armada feminina em terra

Armada feminina segue firm atrás do sonho de entrar no circuito mundial mas ainda não se estreou no Saquarema Pro, no Rio de Janeiro, quinta e antepenúltima etapa das Challenger Series da Liga Mundial de Surf (WSL)

Frederico Morais e Afonso Antunes foram hoje eliminados na primeira eliminatória do Saquarema Pro, no Rio de Janeiro, quinta e antepenúltima etapa das Challenger Series da Liga Mundial de Surf (WSL).

Já as três surfistas portuguesas, Yolanda Hopkins, Francisca Veselko e Teresa Bonvalot, que continuam na luta pelo acesso ao Championship Tour, no qual nunca esteve nenhuma lusa, ficaram isentas da primeira ronda.

Kikas foi quarto e último no sétimo heat, com um total de 7,90 pontos (4,17 e 3,73 nas duas melhores ondas), atrás do basco Adur Amatrian, com 11,03, do brasileiro Kaue Germano, com (10,00), que seguiram para a fase seguinte, e do norte-americano Ryan Huckabee (9,37).

Uma bateria antes, Afonso Antunes também já tinha ficado afastado com o terceiro lugar, com 10,06 (5,73 e 4,33), sendo superado pelo brasileiro Rafael Teixeira (12,23), e pelo havaiano Luke Tema (10,50), com o australiano Tully Wylie em quarto (8,73).

Hopkins, segunda do ranking das Challenger Series, vai disputar a oitava e última bateria, conhecendo apenas uma adversária, a australiana Ellie Harrison, esperando ainda as qualificadas dos dois últimos heats da eliminatória inaugural.

Também dentro dos lugares de qualificação para o circuito principal, Veselko, quarta da hierarquia, vai defrontar na terceira bateria a australiana Sophie McCulloch, a basca Janire González Etxabarri e a japonesa Mirai Ikeda.

Na oitava posição do ranking, a primeira fora dos lugares de apuramento, Teresa Bonvalot está integrada na sexta bateria, com a norte-americana Kirra Pinkerton, que está um posto acima, a peruana Arena Rodriguez e a brasileira Taina Hinckel.