Sete alpinistas mortos após tempestade e avalanche nos Himalaias 

Mau tempo no Nepal vitimou nove pessoas

Tempestades de neve violentas e uma avalanche no Himalaias causaram nove mortos no Nepal nos últimos dias, incluindo cinco alpinistas italianos.

Na manhã de segunda-feira, uma avalanche atingiu 12 pessoas que se encontravam num campo base do Yalung Ri, um pico com 5.630 metros de altitude, no leste do Nepal, e sete delas morreram. 

Entre as vítimas estão três italianos, um alemão, um francês e dois nepaleses, informou à AFP Phurba Tenjing Sherpa, da agência organizadora da expedição Dreamers Destination.  Cinco pessoas foram resgatadas na manhã desta terça-feira. 

Um outro acidente mortal provocou duas mortes no oeste do Nepal. Dois alpinistas italianos morreram após serem apanhados por fortes quedas de neve enquanto escalavam o cume Panbari, sendo que o grupo de três deixou de estabelecer contacto sexta-feira. O terceiro elemento, que se encontrava no campo base, foi resgatado domingo por um helicóptero. 

O Nepal, que abriga oito dos dez picos mais altos do mundo, recebe todos os anos, e cada vez mais, centenas de alpinistas.