Senegal é uma das nove seleções africanas apuradas para o Mundial. Podem ser 10
Senegal em 20.º com 0.6% - Foto: IMAGO

Senegal e Costa do Marfim confirmam presença no Mundial 2026

Senegaleses golearam a Mauritânia e não permitiram que a RD Congo, que venceu o Sudão, passasse ao primeiro lugar. Marfinenses venceram e aguentaram pressão dos gaboneses

Já se conhecem os nove países africanos apurados diretamente para o Mundial 2026. Os últimos dois a consegui-lo foram Senegal e Costa do Marfim, que venceram os respetivos jogos esta noite e aguentaram as pressões de RD Congo e Gabão, respetivamente.

Os senegaleses não deram hipóteses à Mauritânia e, a precisarem de vencer para só dependerem de si próprios, trataram... de golear. Foi em cima do intervalo que Sadio Mané abriu a contagem, o mesmo jogador que, aos 48', fez o 2-0. Iliman Ndiaye, extremo do Everton, fez o terceiro aos 64 minutos e Habib Diallo, do Metz, fez o 4-0 final aos 85'.

A RD Congo só precisou de um golo, marcado por Bongonda perto da meia hora de jogo, para conquistar os três pontos frente ao Sudão, mas os 22 pontos conquistados não foram suficientes para ultrapassar os 24 do Senegal, que acabou como líder do grupo B do apuramento.

Ainda mais próxima foi a qualificação no grupo F, em que a Costa do Marfim, com 26 pontos, ficou à frente do Gabão, que fez 25. Os marfinenses conseguiram uma proeza: nos 10 jogos da fase de qualificação não sofreram qualquer golo.

Frente ao Quénia, a seleção da Costa do Marfim começou a vencer graças a golo de Kessié logo ao minuto 7. Na segunda parte, Yan Diomande, aos 54', fez o 2-0 e, meia hora depois, Amad Diallo, extremo do Manchester United, o terceiro.

O Gabão, por seu turno, venceu o Burundi por 2-0, com golos de Ngoua e Lemina já nos minutos finais.

Senegal e Costa do Marfim juntaram-se, assim, aos restantes vencedores dos grupos no lote de apurados para o Mundial 2026: Cabo Verde, Marrocos, Argélia, África do Sul, Egito, Tunísia e Gana.

Ir ao play-off para... ir ao outro play-off

Além dos nove apurados diretamente, estão também definidos os quatro participantes do play-off. Gabão, RD Congo, Nigéria e Camarões foram os quatro melhores segundos classificados numa contagem especial, que, devido à desistência de Eritreia, que estava no grupo E, é feita sem o resultado dos jogos dos segundos frente aos últimos classificados dos respetivos grupos.

Estas quatro seleções jogarão, no próximo mês de novembro, em Marrocos, o acesso... a um novo play-off. Quem vencer esta ronda de apuramento, em formato de meias-finais e final, participará, em março, no play-off intercontinental, com dois representantes da Concacaf, um da América do Sul (Bolívia), um da Ásia (Iraque ou Emirados Árabes Unidos) e um da Oceânia (Nova Caledónia), em luta pelas duas últimas vagas na fase final.