Sem Gyokeres, Arsenal caça com Merino e faz história em Praga
O Arsenal preservou um registo 100% vitorioso na fase de liga da UEFA Champions League, ao triunfar na casa do Slavia Praga por 3-0. A ausência de Viktor Gyokeres, a recuperar de uma lesão muscular, forçou Mikel Arteta a regressar a uma fórmula que deu frutos na época passada.
Mikel Merino, médio-centro de origem, voltou a pisar terrenos mais avançados e foi a referência ofensiva dos gunners em Praga. A turma de Arteta entrou empenhada em resolver cedo a partida, mas a ineficácia e incapacidade de furar o bloco checo adiou o golo inaugural.
Gabriel Magalhães assustou o Slavia logo com um vóle logo no primeiro minuto, controlado com os olhos por Jakub Markovic, que, quer entre os postes, quer a controlar a profundidade, prolongou o nulo até aos 30'. Gabriel voltou a ameaçar a baliza checa, mas o cabeceamento na sequência de um canto saiu transviado.
Alertado pelo VAR, o árbitro da partida identificou um corte com o braço do extremo Provod. Aliyar Aghayev apontou para a marca dos 11 metros e Bukayo Saka não tremeu.
Saka abre o marcador para os gunners ⚽️
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) November 4, 2025
🤩 @ChampionsLeague | @slaviaofficial 0 x 1 @Arsenal
📲 Adere já e aproveita 𝟏 𝐌𝐄̂𝐒 𝐆𝐑𝐀́𝐓𝐈𝐒 em 👉 https://t.co/MbvnEVsIom#DAZNChampions #DAZNSolverde pic.twitter.com/aFZen8Wx19
O capitão dos gunners desbloqueou um jogo amarrado aos 32' e embalou a turma de Arteta para uma vitória tranquila. O Arsenal entrou concentrado na segunda parte e só precisou de 40 segundos para ser feliz.
Arsenal precisou apenas de 40 segundos na 2.ª parte 🔥 Merino
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) November 4, 2025
🤩 @ChampionsLeague | @slaviaofficial 0 x 2 @Arsenal
📲 Adere já e aproveita 𝟏 𝐌𝐄̂𝐒 𝐆𝐑𝐀́𝐓𝐈𝐒 em 👉 https://t.co/MbvnEVsIom#DAZNChampions #DAZNSolverde pic.twitter.com/cqktBDD4iX
Trossard recebeu a bola dos pés do comandante Declan Rice, antes de descobrir Merino no coração da área. O médio espanhol marcou o décimo golo pelos gunners e descansou Arteta. O técnico espanhol ganhou uma alternativa a Gyokeres, que já tem tiques de avançado.
Aos 68', Merino, numa movimentação digna de um ponta de lança de créditos firmados, desmarcou-se ao segundo poste, levantou voo e aproveitou uma abordagem estapafúrdia de Markovic para bisar na partida e selar o resultado final. A tranquilidade dos acontecimentos criaram as condições ideais para se fazer história: Max Dowman entrou em campo aos 72' e tornou-se no jogador mais jovem de sempre a estrear-se na história da UEFA Champions League, com 15 anos e 308 dias,
Já podemos considerar o Merino um dos grandes pontas de lança europeus? 😮💨
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) November 4, 2025
🤩 @ChampionsLeague | @slaviaofficial 0 x 3 @Arsenal
📲 Adere já e aproveita 𝟏 𝐌𝐄̂𝐒 𝐆𝐑𝐀́𝐓𝐈𝐒 em 👉 https://t.co/MbvnEVsIom#DAZNChampions #DAZNSolverde pic.twitter.com/K2ELlimFqF
O Arsenal dispara na liderança da UEFA Champions League com 12 pontos e vai assistir de cadeirinha aos duelos dos principais concorrentes, que somam 9: PSG, Bayern, Inter e Real Madrid.
Nulo napolitano
Em Nápoles, esperava-se um jogo caótico entre os comandados de Antonio Conte e o Eintracht Frankfurt, mas as duas equipas não conseguiram sair do nulo. A turma da casa esteve perto de inaugurar o marcador por duas ocasiões nos primeiros vinte minutos da partida, mas Zetterer defendeu as tentativas de Hojlund (6') e Elmas (13').
O Frankfurt equilibrou a partida com o passar dos minutos, mas teve de esperar até aos 77' para ficar à porta do golo. Ansgar Knauff desenhou o golo da vitória, mas Milinkovic-Savic não aprovou e rubricou uma defesa notável.
O guarda-redes sérvio preservou a invencibilidade caseira do Nápoles esta época e garantiu mais um ponto para os comandados de Conte na UEFA Champions League.