Seleção: os convocados para o início da preparação para o Europeu
A Seleção Nacional prepara-se para arrancar a preparação para o Europeu 2026, com um estágio onde estão agendados dois encontros com a Croácia, em Vila do Conde.
A equipa das quinas vai trabalhar entre 14 e 22 de setembro, numa primeira fase na FPF Arena Portugal e, depois, em Vila do Conde. Os jogos com a Croácia estão marcados para 20 e 22 de setembro, no Pavilhão Municipal de Desportos de Vila do Conde, ambos com início às 19.45 horas.
Jorge Braz, selecionador nacional, divulgou, esta quarta-feira, os convocados para o duplo compromisso com a Croácia. A equipa concentra-se no domingo, dia 14, na Casa dos Atletas.
Eis a lista de convocados:
Guarda-redes: Edu (El Pozo Murcia) e Bernardo Paçó (Sporting)
Fixos: André Coelho (Benfica) e Tomás Paçó (Sporting);
Fixo/Ala: Afonso (Benfica) e Bruno Maior (Sporting);
Universal: Erick (Barcelona)
Alas: Tiago Brito (SC Braga), Diogo Santos (Sporting), Silvestre Ferreira (Benfica), Pany (Benfica), Kutchy (Benfica) e Pauleta (Sporting);
Pivô: Neves (SC Braga)
O próximo Campeonato da Europa, disputa-se na Letónia, Lituânia e Eslovénia, entre 20 de janeiro e 7 de fevereiro de 2026. A equipa das quinas qualificou-se para a fase final com um pleno de vitórias. O sorteio da fase final será no dia 24 de outubro.
Portugal vai cumprir quatro estágios de preparação antes de se juntar em janeiro para o Europeu, realizando dez jogos de preparação nesse período. A primeira concentração decorre entre 14 e 24 de setembro, em Vila do Conde. Segue-se outro momento de preparação em outubro, mais concretamente entre os dias 12 e 22, na Letónia. Portugal defrontará a seleção local, uma das anfitriãs do Europeu, em duas partidas, a 19 e 21 de outubro, em Riga.
A equipa de Jorge Braz tem mais um estágio, entre 9 e 12 de novembro, onde vai enfrentar a Eslovénia por duas vezes, nos dias 11 e 12. Em dezembro, a formação portuguesa volta aos trabalhos cumprindo jogos com o Cazaquistão (19 de dezembro) e Ucrânia (dia 21).
A Seleção concentra-se depois a 11 de janeiro, tendo ainda dois jogos de preparação (a definir), nos dias 15 e 16, antes de seguir viagem para o Europeu.