Rui Borges (Foto: Mirandela)

Rui Borges e Luís Pinto: unidos pelos títulos e... pelo Mirandela

Percursos de Rui Borges e de Luís Pinto como técnicos começaram ambos em Trás-os-Montes. Os dois comandaram o clube transmontano na época 2018/19

A temporada 2018/19 foi relativamente tranquila em Mirandela, mas fica para a história. Os transmontanos começaram a época sob o comando de Rui Borges e acabaram-na com Luís Pinto como homem do leme.

O Mirandela, que terminou 2018/19 em sexto lugar da Série A do Campeonato de Portugal, teve como jogador mais utilizado... Zaidu, atual lateral esquerdo do FC Porto.

Seis anos depois de terem liderado o clube no Campeonato de Portugal, os dois técnicos sagraram-se campeões das duas ligas profissionais portuguesas, ao serviço de Sporting e Tondela, respetivamente. Rui Borges, então com 36 anos, cumpria a segunda época como treinador, após ter pendurado as botas no Mirandela em 2016/17. A grande primeira metade de época em Trás-os-Montes chamou à atenção do Académico de Viseu que o contratou em fevereiro.

Mesmo após ter comandado oito clubes e ter chegado ao topo do futebol português, Rui Borges nunca esqueceu as raízes, às quais atribuiu todo o mérito do percurso trilhado.

O salto de Rui Borges para os escalões profissionais precipitou a aposta do direção preta e branca num treinador ainda mais jovem: Luís Pinto, apenas com 30 anos, embarcou na primeira aventura como técnico principal de forma continuada, depois de ter orientado a UD Leiria durante duas ocasiões.

Quis o destino que Mirandela tenha marcado o início da carreira profissional dos dois treinadores que conquistaram a Liga e a Liga 2, seis temporadas depois. Ambos os técnicos subiram a pulso e em pouco tempo deixaram marca nos respetivos escalões.

Na segunda temporada na Liga e nos primeiros meses num dos principais clubes da elite do futebol português, Rui Borges conquistou o primeiro título da carreira. Já Luís Pinto, na primeira época como treinador nos dois escalões profissionais lusos, conduz o Tondela de regresso à Liga, três épocas depois.

Longe dos holofotes da elite do futebol português, o Mirandela também teve uma época de sonho: os transmontanos garantiram o regresso aos escalões nacionais, ao terem vencido a Distrital de Vila Real.

Nas redes sociais, o clube fez questão de frisar que foi o ponto de partida para as carreiras dos homens do leme mais badalados esta época no futebol profissional português.