Ruben Amorim, treinador do Manchester United
Ruben Amorim, treinador do Manchester United - Foto: IMAGO

Ruben Amorim trava saídas em janeiro: «O Manchester United vem primeiro»

Treinador português compreende vontade de Mainoo e Zirkzee jogarem com regularidade antes do Mundial, mas assegura que interesses do clube prevalecem

O treinador do Manchester United, Ruben Amorim, colocou um travão nas potenciais saídas de Kobbie Mainoo e Joshua Zirkzee na janela de transferências de janeiro. Embora o técnico português tenha manifestado «compreensão» pela ambição dos jogadores em procurarem mais minutos para garantirem um lugar no próximo Mundial, sublinhou que os interesses do clube têm sempre prioridade.

Ruben Amorim dá instruções a Mainoo junto à linha lateral
Ruben Amorim dá instruções a Mainoo junto à linha lateral

Nenhum dos jogadores foi titular na Premier League esta época, o que, de acordo com a imprensa britânica, levou o avançado neerlandês Zirkzee (82 minutos acumulados) e o médio inglês Mainoo (138 minutos) a ponderarem uma transferência para relançar as suas hipóteses de convocatória para o Campeonato do Mundo, que se realiza de 11 de junho a 19 de julho.

Em antevisão ao jogo contra o Everton, desta segunda-feira, Amorim abordou a situação de forma categórica: «Fui jogador de futebol. Compreendo tudo e quero ajudar os meus jogadores em todas as situações.»

«Quero que os meus jogadores sejam felizes. Entendo a frustração de alguns ao verem que o Mundial está aí e sei o que isso significa, mas o Manchester United vem primeiro», declarou o treinador.

Joshua Zirkzee, jogador do Manchester United

Amorim manteve a sua posição firme: «A primeira coisa é que o clube está em primeiro lugar, por isso temos de pensar no clube e na equipa, e depois tudo pode acontecer. Se puder ajudar o clube e os jogadores, ficarei feliz. Se não, tenho de pensar na equipa».