Rodri em maus lençóis após críticas à arbitragem
Rodri arrisca ser suspenso pela Federação Inglesa de Futebol (FA) após ter sido formalmente acusado de conduta imprópria devido a comentários sobre a arbitragem na Premier League. A polémica surgiu na sequência do empate (2-2) entre o Manchester City e o Tottenham, no início de fevereiro, num jogo em que os citizens deixaram escapar uma vantagem de dois golos.
O lance que gerou controvérsia foi o primeiro golo do Tottenham, marcado por Dominic Solanke. A equipa de arbitragem considerou legal a disputa de bola com o defesa do City, Marc Guéhi, uma decisão que desagradou tanto ao treinador Pep Guardiola como aos seus jogadores.
Após o final da partida, Rodri não escondeu a frustração e sugeriu a existência de uma conspiração para favorecer o Arsenal na luta pelo título da Premier League, criticando duramente a arbitragem. O internacional espanhol, irritado, insinuou que o domínio recente do Manchester City, com oito títulos desde 2012, está a gerar um sentimento contra a equipa.
«Sei que ganhámos demasiado e que as pessoas não querem que ganhemos, mas o árbitro tem de ser neutro e, para mim, sinceramente, não é justo», afirmou o jogador espanhol, que detalhou a sua frustração com a decisão no lance do golo: «Não é justo, porque trabalhamos arduamente nestas situações e agora, com estas decisões, temos de seguir em frente. No final, quando tudo acaba, estamos frustrados, porque a falta é tão clara... Ele [Solanke] chutou na perna e, claro, a bola entra.»
O médio concluiu, sublinhando a importância destes lances no desfecho dos jogos. «Temos de prestar atenção a estas pequenas coisas, caso contrário vai ser difícil para todos, porque esta liga é assim, tudo conta. Por isso, penso que hoje é um dia muito difícil para nós nesse sentido.»
Em comunicado, a FA confirmou a acusação a Rodri. O organismo relembrou que, no passado, jogadores já foram suspensos por sugerirem parcialidade por parte dos árbitros. «Alega-se que o médio agiu de forma imprópria durante uma entrevista após o jogo, ao fazer comentários que implicam parcialidade e/ou questionam a integridade de um árbitro e/ou da equipa de arbitragem, contrariando a Regra 3.1 da FA», pode ler-se. Rodri tem até à próxima quarta-feira, dia 18 de fevereiro, para apresentar a sua defesa.
#DAZNPremier
Artigos Relacionados: