Rochele na final do Grand Slam de Baku, Fonseca luta pelo bronze
Ao qualificar-se para a final dos +78 kg com uma vitória por castigos face à russa Elis Startseva (154.ª do ranking), Rochele Nunes (+78 kg) garantiu, esta manhã de domingo, que Portugal sairá do Grand Slam de Baku com, pelo menos, uma medalha. Isto porque Jorge Fonseca (-100 kg) também lutará pelo último degrau do pódio.
Na final de logo à tarde Rochele (15.ª) irá encontrar pela frente uma velha amiga e conhecida, a brasileira Beatriz Souza (7.ª), que já defrontou por duas vezes no Circuito Mundial, ambas em 2019, repartindo-se o triunfo entre as duas.
Quanto a Jorge (14.º), o adversário é o francês Aurelian Diesse (58.º), de 25 anos, que combatia nos -90 kg e passou para os -100 kg. Razão que ajuda a explicar porque os dois nunca se encontraram.
Para lutar pelo bronze o ex-bicampeão mundial do Sporting teve de superar no combate de repescagem o alemão George Udsilauri (33.º), de apenas 20 anos, a quem marcou wazari – primeiro foi indicado como sendo ippon – logo aos 6s.
Fonseca acabou por ter de disputar os 4m do combate e pelo meio ultrapassar um toque no braço direito que, por momentos, praticamente o impossibilitou de combater pois tinha dificuldade em levantá-lo. Sentiu mesmo necessidade de sair da área de combate – levou um segundo shido por isso – devido às dores, mas depois recompôs-se, tornou a ser mais ofensivo e geriu a vantagem que detinha.
Quem não poderá ajudar Jorge Fonseca no último combate do dia é o selecionar nacional masculino Pedro Soares que a poucos segundos de acabar a luta com o germânico se viu expulso da cadeira de treinador por estar a dar indicações durante a luta. Por isso está impossibilitado de lá voltar nesta prova.
A caminhada de Fonseca, de 30 anos, para a final ficou interrompida nos quartos ao ser derrotado pela jovem estrela russa, de 21 anos, Matvey Kanikovskiy (18.º) que impôs ao português um segundo wazari a 0,57s do fim. O primeiro acontecera quando ainda restavam 2.16m no cronómetro.
Kanikovskiy, que esta temporada já ganhou duas etapas do Circuito estará na final contra o georgiano líder do ranking Ilia Sulamanidze.