Revelado um dos grandes segredos da Ferrari para a temporada de 2026
A Ferrari tem uma séria oportunidade de possuir um dos melhores sistemas de propulsão na Fórmula 1 para a temporada de 2026, quando as novas regras técnicas entrarem em vigor no campeonato mundial. Estas exigirão um aumento significativo da potência proveniente do componente híbrido do sistema de propulsão, que se igualará à potência fornecida pelo motor de combustão interna. Isto, por sua vez, requer melhorias adicionais no desempenho dos motores V6 de 1,6 litros, que se considera não terem grande potencial de desenvolvimento.
No entanto, este mês, a imprensa italiana divulgou informações sobre o novo e «revolucionário» sistema de admissão da Ferrari, considerado «super secreto» e parte da nova cabeça do motor, fabricada com uma inovadora liga de metais leves.
Esta solução substitui outra ideia arrojada para a cabeça do motor, mas feita de aço, desenvolvida por Wolf Zimmermann, que foi rejeitada devido a preocupações com a sua durabilidade e fiabilidade. Zimmermann deixará Maranello no final do ano, e espera-se que a sua carreira continue na Audi. É provável que o seu braço direito, Lars Schmidt, também saia, o que significará que o diretor técnico responsável pelo sistema de propulsão, Enrico Gualtieri, assumirá a gestão do departamento de desenvolvimento do motor de combustão interna.
Segundo a imprensa italiana, devido ao tempo perdido na escolha da nova cabeça do motor, a Ferrari está a perseguir os líderes no desenvolvimento dos novos sistemas de propulsão, Mercedes e Honda, mas a diferença não é grande.
Em abril, surgiu uma informação interessante de que todos os fornecedores de sistemas de propulsão na Fórmula 1, exceto a Mercedes, estavam a enfrentar sérios problemas com os seus novos motores e sistemas híbridos para o próximo ano. Na altura, surgiram especulações de que duas das empresas estavam «significativamente atrasadas» e presume-se que o projeto da Red Bull seja o mais problemático, onde estão a lutar com sérios problemas no motor a gasolina.
Artigos Relacionados: