Recorde batido: jogador mais rápido do mundo atua em Portugal
A jornada 33 da Liga viu um momento histórico no futebol mundial. Na partida frente ao Famalicão, Gabriel Silva, avançado do Santa Clara, atingiu a impressionante velocidade de 40,3 km/h e tornou-se no jogador mais veloz do planeta, segundo o clube açoriano.
O feito aconteceu ao minuto 90+5 do encontro com os famalicenses, no Estádio de S. Miguel, numa altura em que os minhotos tentavam o tudo por tudo no ataque. Após um alívio da defesa açoriana, o jovem brasileiro de 23 anos arrancou em contra-ataque, aproveitando a ausência do guarda-redes adversário na baliza.
𝑮𝒂𝒃𝒓𝒊𝒆𝒍 ⚡ 𝑺𝒊𝒍𝒗𝒂 a 40 km/h 🔥
— cd.santaclara (@CD_SantaClara) May 12, 2025
O jogador mais rápido do mundo 🌪️
📺 Acompanha os nossos jogos na @sporttvportugal#PaixãoPelosAçores pic.twitter.com/2WpeESZjuJ
Foi nesse sprint fulminante que os dados da STATSports registaram os incríveis 40,3 km/h. Este registo ultrapassa o anterior recorde, que pertencia a Sven Botman, defesa-central do Newcastle, com 39,21 km/h, ainda de acordo com o Santa Clara. Embora existam várias formas de medir estas velocidades — com ou sem bola —, o valor de Gabriel Silva é atualmente o mais elevado confirmado por GPS, um método cada vez mais utilizado para monitorização de desempenho no desporto.
Para se ter uma ideia da dimensão do feito, basta recordar que o lendário velocista Usain Bolt atingiu uma velocidade máxima de 44,72 km/h durante os seus 100 metros mais famosos. Gabriel Silva, o novo homem-foguete dos relvados, não ficou nada longe da marca do jamaicano...