Matija Mitrovic não é titular em dois jogos consecutivos desde setembro - Foto: Hugo Delgado/LUSA
Matija Mitrovic não é titular em dois jogos consecutivos desde setembro - Foto: Hugo Delgado/LUSA

O tempo de Matija Mitrovic

Jogador sérvio pode aproveitar a ida de Beni para a CAN (por tempo indefinido) para conquistar espaço na intermediária dos vimaranenses

Beni é o médio do plantel vimaranense com mais tempo de jogo: 970 minutos. No entanto, a equipa vai agora perdê-lo - não se sabe até quando e logo numa fase em que o Vitória de Guimarães está em crescendo.

O internacional angolano vai representar o seu país na Taça das Nações Africanas (CAN), que se realiza de 21 de dezembro a 18 de janeiro.

Por falar em tempos, o tempo de Mitrovic pode estar aí chegar. O sérvio é o terceiro centrocampista mais utilizado (638 minutos) por Luís Pinto (atrás de Samu, que tem 771). No entanto, soma apenas cinco titularidades esta época - duas desde novembro (em sete jogos possíveis).

O craque internacional sub-21 pela Sérvia teve particular preponderância na equipa na fase inicial da temporada, marcando inclusivamente um golo que deu o empate no jogo frente ao arquirrival, SC Braga (1-1), a 20 de setembro. Esse tento foi premiado como o golo do mês de setembro/outubro da Liga Portugal Betclic.

No esquema de 4x2x3x1 (ou 4x4x2, como no último jogo) de Luís Pinto, é Gonçalo Nogueira que tem jogado ao lado de Beni Mukendi. O jogador formado na cidade-berço começou a época na equipa B, mas ganhou espaço e conseguiu afirmar-se junto dos mais crescidos.

Com a ida de Beni para a CAN e com Gonçalo Moreira aparentemente estabelecido no onze (quatro vezes titular, nos últimos cinco jogos), o mais lógico é que a vaga disponibilizada pelo angolano venha mesmo a ser ocupada pelo Mitrovic.

No entanto, é importante lembrar que para aquele lugar há ainda o menino Diogo Sousa. O médio defensivo de 19 anos já participou em seis jogos esta época, dois dos quais a titular - contra União de Lamas (1-0, para a Taça de Portugal) e Benfica (0-3, para o campeonato).

Santiago Verdi também está à espreita. De recordar que o recém-campeão do Mundo de sub-17 por Portugal já foi chamado por Luís Pinto para treinar com a equipa.