Boas notícias no Sporting: Debast pode regressar mais cedo
Boas notícias para Rui Borges. Numa altura em que o plantel vive uma onda de lesões, de peças-chave da equipa – como Pedro Gonçalves ou Quenda -, o treinador dos leões poderá ganhar uma arma (ainda) no final deste ano. Falamos de Zeno Debast, central belga, que prossegue a recuperação a uma lesão muscular na coxa esquerda a bom ritmo, abrindo a esperança num regresso antecipado, nomeadamente no último jogo de 2025, em Alvalade, no dia 28, diante do Rio Ave. Essa possibilidade, sabe A BOLA, está em cima da mesa, dependendo, claro está, da evolução dos próximos dias.
A confirmar-se esse cenário, Rui Borges ganha mais uma importante arma para o arranque de 2026, marcada pela visita a Barcelos (jogo com o Gil Vicente no dia 2 de janeiro) e a final four da Taça da Liga. Uma boa notícia para os leões até porque, convém lembrar, esse será um período em que o treinador não contará com Diomande que já rumou à Taça das Nações Africanas. Para os próximos dois encontros (Santa Clara, Taça de Portugal e Vitória de Guimarães, Liga), apenas Gonçalo Inácio e Eduardo Quaresma estão disponíveis (com Matheus Rei como solução de recurso), mas existe a esperança de que o internacional belga possa reentrar neste lote no final do ano.
Debast, que se lesionou a 22 de outubro (vitória sobre o Marselha, por 2-1, para a Liga dos Campeões), esteve ausente durante os últimos 11 jogos dos leões. Uma ausência que se prolongará (pelo menos...) nos próximos dois jogos (Santa Clara e Vitória de Guimarães) mas abre-se, então, essa janela de oportunidade com os vila-condenses. Após esse problema sofrido diante dos gauleses, pensou-se de que Debast poderia ficar apenas um mês fora das contas, porém, por se tratar de uma lesão muscular, o clube leonino tem tratado deste caso com cautelas, sem pressas, para que possa voltar nas melhores condições físicas.