Dragão Cornelius Hudson: 27 pontos, 10 ressaltos e ainda uma assistência contra a Oliveirense (Facebook/FC Sports)

Dragão Hudson brilha na vitória folgada do FC Porto

Extremo dos azuis e brancos registou um duplo-duplo no triunfo sobre a Oliveirense, por 85-62. Portistas ascenderam à quarta posição da Liga antes do clássico com o Sporting

O portista Cornelius Hudson vestiu o fato de gala, encheu o campo de energia e acabou a sorrir depois de assinar um duplo-duplo: 27 pontos, 10 ressaltos e ainda uma assistência. O extremo norte-americano mereceu, sem dúvida, a distinção de homem do jogo vitorioso dos azuis e brancos frente à Oliveirense por 85-62, na Dragão Arena, da 13.ª jornada da Liga.

O arranque até assustou os adeptos da equipa da casa. A Oliveirense entrou mais mandona e meteu 0-7 de rajada. Mas foi sol de pouca dura. A resposta do FC Porto não tardou, muito graças à intensidade nas tabelas e a uma atitude sem hesitações. A reviravolta apareceu (14-12), o treinador visitante pediu tempo… e pouco ou nada mudou. Os dragões embalaram, marcaram 13 pontos de seguida e fecharam o primeiro período com um confortável 27-15. 

O segundo quarto começou na mesma toada, com a vantagem a disparar até aos 34-17. Depois, o ritmo abrandou um pouco e a Oliveirense ainda conseguiu encurtar distâncias antes do intervalo (44-36). Hudson já dava espetáculo: 16 pontos e sete ressaltos numa primeira parte de luxo. 

Depois do descanso, o FC Porto voltou dos balneários com outra rotação. Defesa apertada, intensidade máxima e Hudson novamente em modo imparável, a marcar de todo o lado. À entrada para o último quarto, o jogador dos dragões já levava 25 pontos e os dragões tinham apenas 44 sofridos em 30 minutos. 

No derradeiro período, houve espaço para mais protagonistas. Gonçalo Delgado apareceu em grande, somou 19 pontos - o melhor registo da carreira ao serviço do FC Porto - e ajudou a carimbar um triunfo sem discussões, com o marcador a fixar-se nos 85-62.

Com esta vitória, os dragões subiram ao quarto lugar da Liga, superando a Oliveirense, antes de jogarem clássico com o Sporting, no Pavilhão João Rocha, no próximo sábado. 

Fernando Sá: «Não se ganham títulos sem ser com esta atitude»

O treinador do FC Porto Fernando Sá considerou o jogo com a Oliveirense «importantíssimo, não só pelo resultado, mas pela reação », elogiou a exibição «consistente de todos os jogadores, que estiveram mais focados no objetivo coletivo do que no individual» e apresentaram «muita intensidade em todas as ações». 

«Não há outra forma para ganhar títulos sem ser com esta atitude», lembrou o técnico antes da deslocação à capital para um clássico com o Sporting em que é preciso «ter o mesmo nível de intensidade e agressividade para discutir o jogo frente a uma equipa muito intensa e agressiva», acrescentou o técnico.