Álvaro Pacheco - Foto: IMAGO
Álvaro Pacheco - Foto: IMAGO

Álvaro Pacheco: «Queremos provocar a primeira derrota ao FC Porto»

Técnico do Casa Pia quer conquistar a primeira vitória em casa e destaca que o momento dos dragões é «motivador» para a equipa de Pina Manique

O Casa Pia recebe o FC Porto, líder do campeonato, esta segunda-feira, em Rio Maior, numa altura em que os gansos procuram a primeira vitória 'em casa', a contar para a jornada 20 da Liga.

Na antevisão à partida, Álvaro Pacheco começou por sublinhar o fator motivação: «Para nós é motivador jogar contra o líder do campeonato, uma equipa que ainda não perdeu e tem a melhor defesa do campeonato. Isso dá-nos ainda mais vontade de ganhar.»

O último encontro em casa, frente ao Aves SAD, continua bem presente na memória. Ainda assim, Álvaro Pacheco prefere destacar os sinais de crescimento: «Foi a primeira vez que tivemos uma boa abordagem em casa, marcámos três golos e estivemos a ganhar por 3-0. Isso mostra que este é o caminho. Mas os jogos só acabam quando o árbitro apita. Temos de manter o foco e concentração até ao fim».

O técnico do Casa Pia acredita que a resposta dada pela equipa casapiana tem sido positiva e aponta o encontro como uma oportunidade dupla: conquistar a primeira vitória caseira e causar a primeira derrota dos dragões no campeonato.

«Acredito muito que amanhã a equipa vai voltar a dar uma resposta muito positiva e que vamos ser capazes de premiar os nossos adeptos com a primeira vitória em casa e, por consequência, provocar a primeira derrota do FC Porto. É nisso que acreditamos«, garantiu.

Sobre o adversário, o respeito é evidente. Álvaro Pacheco destacou a identidade dos dragões e o «papel preponderante» de Samu, mas acredita que há existem espaços preponderantes: «É uma equipa com uma identidade muito bem vincada, uma equipa sólida, mas deixa alguns espaços e alguns equilíbrios. Todas as equipas têm pontos menos fortes. Trabalhámos sobre isso e acreditamos no plano. Temos de ser fortes nos duelos e aproveitar os espaços que vão surgir».

Questionado sobre o mercado de inverno, Álvaro Pacheco concluiu que conhece bem João Marques, que o perfil do médio «encaixa bem» no projeto do Casa Pia, vem com o intuito de ajudar a tornar a equipa mais forte, mas deixou ainda em aberto a possibilidade de mais movimentações de última hora.

Fora das opções de Álvaro Pacheco estão os defesas-centrais José Fonte e Kaique Rocha, assim como o médio Seba Pérez, que está em dúvida para a receção aos dragões.

Com o Santa Clara derrotado pelo Estoril, uma vitória frente ao atual líder do campeonato poderá permitir ao conjunto de Pina Manique abandonar a zona de play-off da tabela classificativa.