Rafael Leão abre caminho, mas sai lesionado na vitória do Milan na Taça
O Milan entrou a vencer na época 2025/26 ao bater o Bari, da Serie B, por 2-0 na estreia da Taça de Itália. O regresso de Massimiliano Allegri ao comando técnico, nove épocas depois da sua última passagem pelo clube, acabou por ficar marcado pela inspiração e pelo infortúnio de Rafael Leão, que abriu o marcador, mas saiu lesionado quatro minutos depois. Christian Pulisic fez o segundo tento.
Depois de uma pré-temporada fechada com uma pesada derrota por 4-1 frente ao Chelsea, Allegri voltou a apostar em Leão como referência ofensiva, jogando a 9. A aposta deu frutos logo aos 14 minutos. Após um cruzamento perfeito de Fikayo Tomori, o internacional português apareceu solto de marcação e cabeceou como um autêntico ponta de lança para o fundo das redes de Cerofolini. Foi o primeiro golo oficial da temporada para o Milan e uma demonstração de que Leão pode mesmo assumir o papel de ponta de lança.
No entanto, quatro minutos depois, o português caiu lesionado e foi substituído por Santiago Giménez, deixando algum nervosismo entre adeptos e equipa técnica.
Apesar da saída do homem-golo, o Milan manteve-se dominador. Pulisic esteve perto de ampliar com dois remates potentes. Um por cima e outro à barra. Saelemaekers também tentou a sorte de fora da área, mas o marcador não mexeu até ao intervalo. Do lado do Bari, apenas um remate perigoso de Sibilli, aos 39 minutos, obrigou Maignan a uma grande defesa.
Na segunda parte, o Milan voltou a entrar forte e, aos 48 minutos, encontrou o 2-0. Uma grande jogada de combinação entre Giménez e Pulisic, com o americano a finalizar, selando praticamente a vitória rossonera.
Aos 65 minutos, o San Siro assistiu às estreias oficiais de Luka Modric e Ardon Jashari, que entraram para os lugares de Ricci e Loftus-Cheek, respetivamente. Musah também saltou do banco para substituir Pulisic.
O resultado manteve-se até ao apito final. 2-0 para o conjunto rossoneri, que segue em frente na Taça de Itália com uma exibição convincente e marcada pela veia goleadora de Rafael Leão na nova posição e pela estreia de Modric em San Siro.