Rafa Leão brilha a ‘9’ e assume protagonismo no Milan de Allegri
Rafael Leão está a viver uma pré-época de luxo no AC Milan. Sob o comando do novo treinador Massimiliano Allegri, o internacional português tem sido aposta como ponta de lança e respondeu com golos, assistências e até a braçadeira de capitão.
Ainda sem referências como Luka Modric, recém-chegado do Real Madrid, ou Santiago Giménez, e com Lorenzo Colombo emprestado e a incógnita sobre Okafor, Allegri entregou a Leão o papel de referência ofensiva. O português tem correspondido e, nesta pré-época, nos três jogos já disputados, marcou em dois.
O momento mais marcante chegou frente ao campeão inglês, o Liverpool, num triunfo rossonero por 4-2. Nesse encontro, além de ter vestido a braçadeira de capitão, Rafael Leão apontou um golo e protagonizou uma assistência. Dias depois, voltou a brilhar contra o Perth Glory, da Austrália, numa goleada por 9-0, assinando um bis. Só ficou em branco frente ao Arsenal.
A adaptação à posição ‘9’ tem sido notória. O avançado de 26 anos não só procura atrapalhar a saída adversária, como também recua para segurar a bola ou abrir espaços. No momento de transição, ataca a profundidade com inteligência, alternando movimentos para a esquerda ou direita para receber passes longos e criar desequilíbrios.
As exibições de Rafael Leão têm merecido elogios dentro e fora de campo. Christian Pulisic, após a vitória sobre o Liverpool, foi direto: «Não sei por que razão as pessoas continuam a duvidar do seu potencial. Nós conhecemo-lo bem e vê-lo marcar como no sábado contra o Liverpool não nos surpreende. Para mim, ele é um jogador de topo. Só precisa de encontrar continuidade no desempenho e será cada vez mais decisivo.»
Já Allegri, que chegou este verão para substituir Sérgio Conceição, também não poupou nos elogios: «O Rafa é um jogador importante, com qualidades excecionais e na idade certa para ter uma época incrível. Esperamos muito dele. Estou feliz com a exibição de todos num belo estádio, onde o Milan superou as expectativas contra um grande adversário como o Liverpool.»
Sobre o regresso de Massimiliano Allegri ao comando do Milan, Rafael Leão já tinha elogiado o técnico italiano: «Allegri vai-nos ajudar muito a crescer, porque traz novas ideias que podem ajudar-me a tornar-me um jogador mais completo. Gosto dele porque me dá liberdade para expressar o meu talento, sabe gerir o balneário e fala com todos. Tenho um bom pressentimento para esta época.»
Com confiança renovada e rendimento em alta, Rafael Leão apresenta-se como a principal figura do Milan neste arranque de temporada, pronto para poder assumir o protagonismo e liderar o ataque rossoneri, seja a ´9´ou a extremo. Resta é saber se o emblema de Milão vai ao mercado em busca de um ponta de lança e se o internacional português continuará a ser aposta na posição mais adiantada no terreno.