«Queremos ser número 1»: Benfica aponta à conquista da Youth League
Depois de eliminar o Slavia Praga por 3-2 e garantir a qualificação para os oitavos de final da UEFA Youth League, o Benfica vai medir forças com os neerlandeses do AZ Alkmaar. O encontro está agendado para o Benfica Campus, no Seixal, nos dias 24 ou 25 de fevereiro.
Se vencer o AZ, as águias já conhecem o caminho até à final da prova, marcada para 20 de abril. Em caso de triunfo, o Benfica defrontará o vencedor do Inter-Bétis e, nas meias-finais, poderá enfrentar Atlético de Madrid, Maccabi Haifa, MSK Zilina ou Club Brugge.
Em reação ao sorteio desta sexta-feira, Joaquim Milheiro, diretor técnico da formação do Benfica, reafirmou a ambição do clube. «Queremos continuar a acrescentar mais coisas à nossa história na UEFA Youth League. Temos quatro finais, somos um dos clubes de referência, temos um grande sonho e queremo-nos posicionar como o número 1 nesta competição. O Benfica pensa em grande, os nossos jogadores têm isso bem presente dentro deles ao longo de todo o seu processo formativo, e vamos agarrar o próximo jogo com a concentração máxima, com um espírito de equipa muito forte, colocando todo o talento do Benfica no relvado e a dar uma grande alegria ao clube e aos nossos adeptos», disse Milheiro à BTV.
«Iremos jogar à Benfica e lutar até ao fim»
O dirigente encarnado destacou também o respeito pelo próximo adversário, sem abdicar da identidade benfiquista. «A nossa reação perante o próximo adversário e o próprio caminho é de grande respeito. Identificámos qualidade, vemos que são equipas que têm já um percurso e um conhecimento da competição alargado, como é o caso do AZ Alkmaar, que tem bastante experiência na competição e também já fez história. É um adversário que nós identificámos com potencial, esperamos grandes dificuldades. Iremos respeitar, mas sem qualquer medo iremos assumir o ADN do Benfica. Iremos jogar à Benfica e iremos lutar pela vitória até ao apito final, porque esse é o nosso traço identitário, é mística Benfica», garantiu Milheiro.
Vantagem em jogar no Seixal
A eliminatória frente ao AZ Alkmaar disputa-se a uma só mão, um fator que Milheiro considera importante por decorrer em casa. «Queremos muito voltar a ganhar esta competição e vamos dar o nosso máximo com todo o nosso talento individual e coletivo, para que a marca Benfica fique cada vez mais solidificada a nível internacional [...] Esta competição traz-nos experiências desportivas e emocionais fantásticas, que ajudam os jogadores a estarem mais bem preparados para o futuro. E quando olhamos para esta equipa, olhamos para quatro gerações. Temos jogadores sub-17, sub-18, sub-19, sub-20, e em enquadramentos distintos. Temos jogadores que estão regularmente na equipa A, na equipa B, nos sub-23, nos sub-19, e esta ligação que promovemos entre nós, onde há um alinhamento muito forte com aquilo que é a nossa perspetiva de participação na competição, é muito importante e traz-nos uma grande felicidade, porque toda a gente no mundo Benfica pensa o quanto é relevante esta competição para o Sport Lisboa e Benfica.»